Eniac Maker

“O Eniac Maker, juntamente com o Fablab, viabiliza aos alunos espaços que possibilitam a invenção e a criatividade do fazer com suas próprias mãos.”

A Educação é um campo saturado por árduas lutas e transformações de sua gênese aos dias atuais. O ultrapassado, porém ainda empregado, modelo tradicional de ensino deu lugar aos mais diversos métodos favorecendo a heterogeneidade da demanda escolar. A Tecnologia, por sua vez, é uma forte aliada à Educação. Dita como o encontro entre ciência e engenharia, a tecnologia responde por técnicas aprimoradas pela ciência adaptadas ao espaço/tempo. Ou seja, não se reduz aos meios digitais.

O transformador século XXI trouxe consigo uma gama de inovações, dentre as quais os recursos digitais que facilitam a veiculação de informações. Entretanto, esses são incompletos na formação de um cidadão profissional crítico. Deve-se compreender que a teoria é primordial e a prática é essencial. Afinal, como formar um enfermeiro que nunca pegou em uma agulha ou um arquiteto que nunca montou uma maquete?

Nesse sentido, que  o fazer acontecer com as próprias mãos é tão positivo e benéfico àqueles que almejam realizar seu papel com êxito.  O conceito de FabLab caminha juntamente dessa perspectiva. Como um centro de pesquisa de fabricação digital que dispõe de diversos recursos para auxiliar a comunidade, criado em 2001, nos Estados Unidos, na Massachusetts Institute of Technology (MIT), tem o objetivo de capacitar indivíduos para construir dispositivos para si mesmos.

Dentre suas habilidades, centraliza-se em um espaço de inovação, de espírito colaborativo, que auxilia na construção de novos produtos, ultrapassando a sala de aula, capacitando intelectualmente os usuários e promovendo a Cultura Maker - aprimoramento de recursos  eletrônicos e robóticos em companhia dos recursos não digitais para a criação de produtos e ações.

_mg_8408

Sob esse ângulo, com o lema de “pensar menos e fazer mais”, o ENIAC Maker, concretiza ideias, compartilha conhecimento e concede autonomia para inventar ou criar soluções. A Instituição conta com FabLab próprio que viabiliza a ação maker de seus alunos, sejam do Ensino Médio ou Superior. Tal operação ocorre nos cursos novos de Arquitetura e Pedagogia.

_mg_8391

 

_mg_8417

 

folder_openCategorias: Colégio, Destaque - Notícias, Graduação, Notícias
Tags: , , , , .