ENIAC produz e distribui máscaras (EPI) a profissionais de saúde de Guarulhos e SP

O ENIAC - instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior -, por meio do Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos (CiTIG), anunciou mais uma medida para colaborar com a sociedade neste momento de pandemia do novo coronavírus. A instituição está fabricando e distribuindo máscaras que protegem toda a face a profissionais da área da saúde. 

Estes equipamentos de proteção individual (EPIs) são feitos de politereftalato de etileno (PETG), material que compõe a parte frontal e transparente da máscara, e E.V.A, responsável pela aderência do equipamento à testa do profissional. Com a utilização deste EPI, juntamente com o uso de uma touca e de uma máscara oronasal, a pessoa fica com a face completamente protegida.

“Além de não permitir a entrada de respingos pelo nariz e pela boca, a máscara que desenvolvemos promove uma vedação completa, inclusive na parte superior da cabeça. Nós nos baseamos nas normas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricar este EPI e fornecê-lo aos hospitais”, explicou Sebastião Garcia, responsável pelo CiTIG e professor do ENIAC. 

Até o momento, a instituição doou máscaras ao Hospital Municipal do Tatuapé, na zona leste da Capital, e à Prefeitura de Guarulhos. “A ideia é atender a todos hospitais que solicitem o produto. Produzimos 100 máscaras em 24 horas, mas temos uma capacidade de fabricar até mil EPIs por semana em nosso laboratório. Vamos disponibilizar o projeto para que outras instituições também façam em seus municípios”, frisou Garcia.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem e pesquisadora do ENIAC, Luzcena de Barros, as máscaras feitas no laboratório da instituição possuem uma validade de até três meses, enquanto as oronasais, mais utilizadas pelos profissionais de saúde, devem ser trocadas a cada duas horas. 

Para o mantenedor do ENIAC, o professor Ruy Guérios, o momento que a sociedade vive, com a pandemia de Covid-19, exige atitudes de solidariedade. “Temos laboratórios, professores e alunos que fazem protótipos dos mais variados. Neste momento, o objetivo é usar essas ferramentas e pessoal para ajudar quem está na linha de frente no combate ao coronavírus, que são os profissionais de saúde”, apontou.WhatsApp Image 2020-03-25 at 16.30.55 (3)

 

Intérpretes do ENIAC transmitem aulas online a estudantes com deficiência auditiva

 

Grupo liderado pela professora Rosana Quitério usa a tecnologia para evitar defasagem educacional aos alunos surdos

 

O Grupo ENIAC - instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior -tem feito todos os esforços para manter as atividades educacionais a todos os seus alunos, desde a pré-escola até a pós-graduação, durante a quarentena em combate à proliferação do novo coronavírus. A instituição disponibiliza aulas e avaliações por meio de plataformas onlines, possibilitando que os estudantes tenham acesso a todo o conteúdo programático mesmo em suas casas. 

Dentro deste processo, a instituição também mantém o atendimento a alunos com deficiência auditiva. Nas aulas presenciais, as intérpretes Amanda Rodrigues, Leila Pantozo e Renata Delmindo ficam nas salas físicas e transmitem simultaneamente, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que é dito pelos professores.

Diante da suspensão das atividades presenciais nas unidades do ENIAC, em razão das recomendações feitas pela Organização Social da Saúde (OMS), a equipe de intérpretes, liderada pela coordenadora do curso de Pedagogia, professora Rosana Quitério, encontrou uma solução para que os estudantes surdos não sofressem um prejuízo acadêmico.

“As intérpretes, em suas casas, assistem às aulas online e fazem uma chamada de vídeo com o aluno deficiente auditivo. O surdo vê, na tela do computador, o professor transmitindo o conteúdo. Já no celular, ele visualiza a transmissão em Libras feita por nossas intérpretes. Tudo isso acontece em tempo real. Tentamos fazer de outras maneiras, mas não deu certo”, explicou Rosana. 

Segundo coordenadora, as intérpretes até tentaram gravar a transmissão em Libras, mas os vídeos ficaram muito longos para serem compartilhados com os alunos. “Fora do horário de aula, elas continuam prestando auxílio, o que já era normal nas atividades presenciais”, continuou Rosana. 

Para Ruy Guérios, mantenedor do ENIAC, a iniciativa é mais uma demonstração do grande empenho dos colaboradores da instituição. “É um momento que exige o zelo pela saúde de todos, mas a nossa missão de educar não pode ser paralisada. Gostaria de parabenizar a Rosana e a sua equipe pelo belo trabalho que estão realizando. São atitudes como essa que mostram o porquê o ENIAC é diferente”, concluiu.

libras

 

O cursinho social pré-vestibular do ENIAC transforma espelhos em janelas

Sou professor há algumas décadas e um dos fundadores do ENIAC. Fiz da educação a minha vida e, justamente por isso, sei bem que dentro de uma sala de aula, os estudantes, obviamente, aprendem com os docentes. E se espelham neles. Mas nós também absorvemos muito conhecimento com os alunos. Afirmo isto porque, recentemente, em um depoimento bastante lúcido sobre a importância do cursinho pré-vestibular social do ENIAC, a agora universitária Isabely de Almeida Evaristo, nossa ex-aluna, citou o grande jornalista e escritor norte-americano, Sydney J. Harris (1917-1986). “O objetivo geral da educação é transformar espelhos em janelas”, disse Isabely ao parafrasear Harris.

E ela continuou: “Em minha concepção, esta frase é muito poderosa. Visto que estes ‘espelhos’ podem ser uma representação de todo o conhecimento compartilhado entre nós, enquanto indivíduos na sociedade, e que sempre devemos almejar e ter esperança em reverter esses ‘reflexos’ em janelas, ou seja, em novas oportunidades para que outras pessoas tenham acesso àquilo que aprendemos”.

Isabely não poderia ter sido mais precisa ao interpretar Harris e traduzir em poucas palavras o poder da educação, ainda mais em um país tão desigual como o Brasil. Por esta razão, o ENIAC “abre janelas” e amplia possibilidades para estudantes com poucos recursos financeiros, sem condições de pagar por um cursinho com mensalidade elevada ou uma universidade particular.

A própria Isabely é uma prova viva disso. Ao entrar no cursinho social do ENIAC preparatório para vestibular, ela aproveitou a “janela aberta” para adquirir conhecimento com os nossos mestres e ser a primeira pessoa de sua família a ingressar na Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições públicas mais concorridas do mundo, no curso de Lazer e Turismo.

Outro exemplo bem-sucedido desta “transformação de espelhos em janelas” feita por meio do nosso projeto, que democratiza a educação aos jovens carentes de Guarulhos e região, é Isabella Lima da Silva, que atualmente cursa Engenharia Têxtil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Antes do cursinho do ENIAC, a própria jovem se definia como uma pessoa que “muitas vezes acordava sem esperanças e desacreditada”. Depois de muitos sábados de estudo, ela ingressou em uma universidade pública e virou inspiração a outros estudantes que também buscam um novo caminho por meio da educação. “Nunca desistam dos seus sonhos, amados. Tudo tem seu tempo. Basta acreditar”, aconselhou a futura engenheira.

Já César Henrique Thomaz de Lima, outro ex-aluno nosso, sempre sonhou em ser físico. No entanto, ele não encontrava nenhuma universidade particular que oferecesse o curso presencial na área. “Graças aos professores e à coordenação do ENIAC, consegui passar em uma instituição pública para estudar o que sempre quis”, celebrou.

0-3

 

Física ou virtualmente, nossa biblioteca vai até o aluno. Isso é democratizar o acesso à leitura

O escritor Charles Bukowski (1920-1994) definiu, certa vez, que “a vida sem literatura é um inferno”. Como educador, eu também não consigo imaginar a vida sem livros. A leitura de uma obra, além do conhecimento que ela transmite por si só, também é capaz de otimizar a capacidade de raciocínio, estimular o lado lúdico, ampliar o vocabulário e melhorar a comunicação de uma pessoa. Ou seja, só há benefícios nesta atividade. Independentemente do gênero do livro que você leia.

No entanto, infelizmente, os brasileiros leem pouco. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, uma pessoa lê, em média, menos de cinco livros por ano em nosso país, sendo que apenas 2,43 são lidos integralmente.

Cientes desta preocupante realidade, e sabedores de que uma biblioteca universitária precisa dar suporte informacional para que os alunos tenham a melhor formação, com uma ampla base de conteúdos bibliográficos relacionados aos mais variados assuntos e às diversas áreas do conhecimento, além de acesso a periódicos e e-books, nós, do ENIAC, resolvemos analisar como nossos recursos bibliotecários estavam atendendo aos estudantes.

0-2

E notamos que, mesmo com a nossa biblioteca estando equipada com vasto acervo e recursos de alta tecnologia, como o “autoempréstimo”, o acesso e a consulta estavam diminuindo consideravelmente. Ao levantarmos os dados estatísticos, entre os anos de 2017 e 2019, constatamos que a obra mais emprestada teve apenas 149 empréstimos. Por outro lado, uma pesquisa feita pela CPA mostrou um aumento expressivo no acesso à biblioteca virtual para realização dos trabalhos acadêmicos devido à sua praticidade.

Percebemos, então, que o ambiente físico precisava colaborar mais para que essa interação entre o aluno e a biblioteca acontecesse. Os cursos no ENIAC são bem dinâmicos e com uma formação voltada para a realidade profissional. Ou seja, o aluno vive, de fato, o que está aprendendo. E a biblioteca precisava acompanhar esta metodologia.

E se o acervo “fosse” até o aluno? E se tivéssemos uma parte do acervo dentro dos laboratórios e nos ambientes de estudo/trabalho, onde há uma grande concentração de grupos de estudantes colocando seus projetos em prática? O aluno teria a informação ao seu alcance de uma maneira mais prática e rápida.

E foi assim que nasceu o Ecossistema de Inovação do Eniac, com a democratização do acervo, descentralizando o conteúdo e o deixando disponível e acessível onde quer que o aluno esteja. Nos laboratórios de Computação e de Engenharia estão disponíveis livros das áreas específicas apenas para consulta e utilização no local. Porém, se o aluno tiver interesse em levar o livro para casa, o mesmo exemplar se encontra disponível para retirada no Ecossistema de Inovação. A área também se tornou um espaço de convivência entre alunos e professores, onde eles contam com apoio dos tutores e coordenadores, gerando maior interação e desenvolvendo, na prática, as atividades propostas para cada curso.

E como fica o empréstimo com os livros espalhados pelo campus? Temos um sistema de alarme no espaço Arapa e a máquina de autoempréstimo, como já mencionamos anteriormente. No Ecossistema de Inovação, a bibliotecária e a sua equipe estão presentes fazendo todo o controle de empréstimos e devolução. O aluno pode ficar com a publicação por sete dias e tem direito a três renovações – que podem ser feitas por e-mail, pelo portal da biblioteca ou pessoalmente, sem a necessidade de levar os livros.

A mudança foi implantada há cerca de duas semanas e se encontra em fase de ajustes para possíveis melhorias. Temos apreciado a satisfação dos alunos com esta grande mudança e isso nos faz muito mais orgulhosos de repetir que somos diferentes. Porque o ENIAC é diferente.

 

Eniac Innovation formaliza acordo com "Parceiros da Eduação"

 

Escola localizada em Pimentas, um dos bairros mais carentes do município,

receberá por 5 anos, apoio estrutural e pedagógico do ENIAC

 

Você conhece a Parceiros da Educação? eu também não conhecia, até ficar sabendo da concretização do acordo em cerimônia ocorrida na última 3ª feira, dia 12/11. 

Parceiros da Educação é uma organização independente e sem fins lucrativos que busca melhorar a aprendizagem de alunos de escolas públicas e contribuir com políticas públicas educacionais. 

Essa é uma notícia promissora em muitos aspectos, concordam? A educação pública estabelecer uma forma de trabalhar, recebendo suporte de uma instituição renomada como o Eniac é motivo para grandes comemorações, em todos os sentidos!!

Com o acordo, o Eniac, por meio do seu braço social Eniac Innovation, pelos próximos cinco anos, atuará para melhorias estruturais e pedagógicas na Escola Estadual Professor Levi Vieira de Maia, na Vila Any, bairro dos Pimentas.

O primeiro a comemorar foi o diretor e mantenedor do Eniac, prof. Ruy Guérios que elogiou o ambiente da escola e a integração entre direção, professores e alunos: “Há 42 anos eu trabalho com educação. E poucas vezes eu me deparei com um ambiente tão bacana como esse aqui. Estamos diante de um tesouro”. 

Para o prof. Ruy a expectativa é que os resultados alcançados pela ação pioneira em Guarulhos estimulem outras instituições e empresas. “O Eniac é a primeira instituição do município a formalizar uma iniciativa como essa, com a Parceiros da Educação. A gente pode fazer mais coisa, principalmente nas áreas de tecnologia, inovação, automação.  São áreas que estão mudando o mundo de hoje. Vamos fazer um trabalho maravilhoso nesses 5 anos para que possamos estender esse trabalho para outras escolas”. E, todos nós do Eniac conhecemos a determinação incansável do prof. Ruy quando “abraça” um projeto!

O assunto, inclusive, já é tema em discussão no CODEMGRU – Conselho de Desenvolvimento Municipal da Prefeitura de Guarulhos,  que criou uma câmara específica para discutir parcerias com escolas públicas, presidida pelo prof. Daniel José Lopes Jr., outro entusiasta educador do Eniac.

Por outro lado, a diretora de Relações Institucionais da Parceiros da Educação, Lúcia Fávero, se emocionou com as apresentações dos alunos da escola e assim explicou essa oportunidade: “Na prática, a cada ano vamos traçar planos de ação, em conjunto com a comunidade escolar e que apresentaremos ao nosso parceiro Eniac para implantação”.

Ainda para este ano de 2019, a parceria terá como ações:

  •  a aquisição de materiais para disciplinas eletivas e clubes;
  • a ampliação do acervo da sala de leitura; 
  • a aquisição de um notebook para a coordenação pedagógica;
  • a educadora Michelle Ferreira será o apoio do facilitador de parcerias,  Ela estará, semanalmente, na escola acompanhando o dia a dia e a implementação do plano de ação. Nesse sentido, a organização fica responsável por monitorar a evolução do desempenho escolar, promovendo eventuais ajustes necessários, além de fazer a gestão e prestação de contas dos recursos financeiros do parceiro.

“As prioridades do plano de ação são intervenções voltadas à melhoria da aprendizagem dos alunos: a formação continuada dos professores, recuperação dos alunos em defasagem, capacitação da equipe gestora, integração comunidade-escola, entre outras”, explica Marcos Mitidieri, coordenador de Novas Parcerias da Parceiros da Educação.

diretora da escola Levi Vieira de Maia, Izildinha Natália Tosi, e a diretora regional de ensino Sul, Maria Aparecida Barretos, elogiaram o corpo de professores que ajudou a escola a fechar a parceria. “Não conseguiríamos sem vocês, professores”, disse Izildinha.

“As pessoas não costumam falar da escola pública com orgulho. Mas aqui o povo é “briguento”, no bom sentido. Lutou muito para a escola se tornar ensino em período integral. Nossa escola é nosso tesouro. Essa parceria é uma conquista e vocês, alunos e professores, têm o direito de se apoderar e se aprofundar nela”, propôs Barretos.

121119_Eniac-e-Parceiros-da-Educação-4

 

 

Campanha solidária de alunos do ENIAC para doação de brinquedo usado

 

Campanha atendeu mais de 200 crianças

Os alunos do módulo de Manutenção e Desenvolvimento de Talentos, dos cursos de Administração e Recursos Humanos,  completaram, de forma brilhante uma campanha de brinquedos usados. 

A proposta foi apresentada pela profª Maria Helena Veloso Salgado junto com Paulo Peixoto ( Presidente do Grupo Gaia – Rotary 190 – Coordenador Distrital de Gestão de Adulto- Mestre Pioneiro, membro da equipe Regional dos Mensageiros da Paz e Membro do Clube Rotary Guarulhos Sul) e objetivava conscientizar crianças e pais sobre a importância de ações colaborativas e solidárias

Todos sabemos como existem algumas crianças que têm uma profusão de brinquedos, ao passo que outras, em número bem maior, têm uma carência muito grande. Além das ações colaborativas, esses alunos puderam exercitar, ainda, o desapego em em suas diversas dimensões, material, mental etc.   

A doação ocorreu no Dia das Crianças, atendendo  e provendo alegria para mais de 200 crianças e seus familiares. Importante fazer esse registro pelo empenho e dedicação de todas pessoas envolvidas nessa ação.

A campanha incluiu alunos – que, laboriosamente, limparam e separaram as doações – professores e grupos de amigos, que contribuíram ao ceder os presentes como também arrecadaram fundos que permitiram a compra de brinquedos novos, também.

WhatsApp-Image-2019-10-31-at-14.25.47-1

 

 

ENIAC oferece 500 vagas de trabalho em "Feirão e Emprego"

 

O Eniac sempre acompanhando as necessidades do Mercado de Trabalho – entre suas inúmeras atividades – e cumprindo seu papel social, promoveu entre os dias 23 e 24 de setembro o “Feirão de Emprego”. Destinado a pessoas de todas faixas etárias, e, primordialmente, às que estão em busca de adentrar nesse mercado cada vez mais exigente e competitivo. 

O evento contou com a participação de, aproximadamente, 20 empresas expositoras, durante os dois dias, com ofertas de mais de 500 vagas disponíveis, nas mais diversas áreas. Interessados podem se inscrever através do site: www.sympla.com.br/empregosdofuturo 

A coordenação esteve a cargo de Tatiane Calais – assessora de Projetos Especiais – com quem conversei entre os vários telefonemas que ela dava e recebia. Pudera! Ela estava coordenando a equipe de apoio ao evento, constituída por mais de 50 pessoas, entre professores, funcionários e alunos do Eniac.

Visando, também, o aprimoramento das pessoas interessadas, havia um espaço com palestras sobre “dicas” de apresentação pessoal para o processo de recrutamento e entrevista ao cargo pretendido, bem como assessoria para elaboração e preenchimento de currículos

A procura foi intensa! Houve um público de aproximadamente, 7.000 pessoas entre os 2 dias!  

O candidato, ao chegar, passava por uma 1ª triagem que o direcionava, de acordo com os requisitos das vagas – como por exemplo, grau de  escolaridade, nível de conhecimento de inglês, etc – para uma 1ª entrevista com representantes das empresas objetivando participarem de uma pré-seleção de acordo com o seu perfil.  Alguns candidatos foram convocados para uma 2ª entrevista na companhia e, fiquei sabendo ali, naquela 2ª tarde, que um já havia sido contratado, e que saiu, segundo relatos, saltitante e quase sem fala!! 

Presente, ainda a empresa “Saber em Rede” com quem o Eniac firmou parceria. Sua plataforma abrange todos os cursos oferecidos pelo Eniac : uma oportunidade ímpar para os candidatos tornarem-se filiados do Eniac e poderem começar novos empreendimentos.  

Outros serviços de utilidade pública ainda presentes no evento: membros da Secretaria do Trabalho de Guarulhos assessoravam para emissão de Carteira de Trabalho e representantes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da área da Saúde do Eniac ofereciam aferição de pressão arterial e massagem relaxante aos candidatos.

Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que o evento foi de grande valor para os candidatos e para o Eniac que “abriu as portas” (conforme dizer do prof. Ruy Guérios) e desempenhou seu papel social, de forma primorosa.  Nossa instituição contribuiu para um grandioso número de pessoas, num só lugar, terem oportunidade de registrar seus currículos e passarem por uma experiência única.

20190924_153601

Ajude o ENIAC a ajudar mais pessoas

INSCREVA-SE