Estudos, Vestibular, Home

Eniac
Por Eniac em Apr 12, 2023 12:00:00 AM | 6 min de leitura

Algumas pessoas têm muita dificuldade de concentração, enquanto outras conseguem manter o foco com facilidade. Dessa forma, é importante utilizar de dicas para obter concentração quando estiver realizando alguma atividade. Principalmente, quando vai aprender algo novo ou estar estudando para um vestibular e concurso, é essencial, criar algumas estratégias que o ajudará nesse momento para ter foco, disciplina e produtividade. Confira algumas dicas:

  • Escolha um ambiente adequado;
  • Evite distrações;
  • Divisão de tarefas;
  • Use a escrita manual;
  • Faça pausas;
  • Sono regular;
  • Tenha um cronograma.

Nova call to action

7 Dicas para aprender se concentrar nos estudos

A concentração é um dos aliados para uma aprendizagem mais facilitadora e sólida. No entanto, não são todas as pessoas que têm a habilidade de concentração, já que qualquer coisa pode tirar o seu foco. Por isso, foram reunidas algumas dicas para auxiliar no momento do estudo:

Escolha um ambiente adequado 

Antes de tudo é importante escolher um ambiente adequado para o estudo. Principalmente, um lugar silencioso e sem muita distração e agitação, evitar um lugar com muito estímulos e longe da cama.

Após escolher o espaço é importante organizá-lo com os seus objetos de estudo, deixar tudo ao alcance para não parar a todo momento para pegar alguma coisa. Porque vai tirar sua concentração daquilo que está fazendo e também não corre o risco de perder tempo procurando.

Evite distrações 

As distrações são um dos maiores malefícios que impede a concentração e muitas pessoas não sabem colocar limite e com as redes sociais cada vez mais atrativas é necessário delimitar um tempo.

Por isso, muitos aplicativos têm a função de ajudar essas pessoas a evitar o uso do celular no momento de estudos, um deles é o Space que bloqueia as notificações e só libera nos momentos de descanso, conforme foi programado. 

Nesse sentido, é interessante para o estudante buscar meios que possam ajudá-lo a manter sua concentração nos estudos e evitar aparelhos que tirem o seu foco.

Divisão de tarefas


Aqueles que estão se dedicando a um concurso específico ou para o vestibular, precisa organizar como vai estudar os conteúdos. Assim, vai evitar deixar de estudar um assunto importante.

Além disso, para evitar a monotonia que pode gerar estresse e desânimo, intercalar os assuntos para estudo é uma boa forma para manter a produtividade. 

Têm técnicas que são relevantes para a divisão das tarefas como o Bullet Journal e o Kanban e também ajudam o estudante a visualizar o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado. Dessa forma, gera um estímulo a mais para o cumprimento das tarefas.

Use a escrita manual 

Atualmente, é comum encontrar pessoas optando por anotar no celular, tablet e notebook do que utilizar o caderno. Por um lado é bom, traz agilidade e funcionalidade, no entanto muitos estão utilizando tanto que estão perdendo o hábito da escrita manual. 

Por isso, no momento do estudo é melhor optar pela escrita manual para estimular mais o cérebro e além disso ajuda a memorizar com mais facilidade os assuntos.

Dessa forma, é bom ter em mãos um caderno para anotar os principais pontos, assim quando precisar pode recorrer para realizar alguma consulta. Além disso, vai ajudar a manter o foco, por não estar tendo contato constante com as telas.

Faça pausas 

Passar horas estudando sem nenhuma pausa é cansativo, ainda tira a concentração e impede a absorção dos conteúdos. Então, é fundamental reservar alguns minutos para pausar e fazer algo que gosta, como:

  • Escutar música;
  • Tomar um ar fresco;
  • Praticar exercício.

Vale ressaltar, que tem que ter cuidados nessa pausa para não alongar demais e impedir que volte aos estudos, por isso, é importante identificar quais atividades não vão tirar sua vontade de voltar aos estudos.

A técnica Pomodoro ajuda a definir os horários de pausa e de estudo, vai determinar os afazeres em tarefas menores com um tempo menor. É bom para pessoas que são hiperativas e não conseguem passar muito tempo realizando uma mesma atividade.

Sono regular

Para manter a concentração, disciplina e a produtividade é fundamental ter um sono regular. Por isso, ter 8 horas de sono por dia é importante para conseguir realizar as atividades do dia a dia com ânimo.

Ninguém consegue prestar atenção ou aprender algo se estiver com a mente cansada. Dessa forma, buscar ter uma rotina de sono regular é o aconselhável para estar disposto aos estudos, assim vai ter mais facilidade de aprender. 

Tenha um cronograma 

Deixar tudo avulso não ajuda a manter a constância e nem o foco. Por isso, organizar os conteúdos em ordem do que precisa ser estudado é importante. Nesse sentido, o estudante precisa pesquisar primeiro quais são os assuntos que precisam ser estudados. 

Como também, estabelecer quais são as apostilas e textos que o ajudaram no momento da aprendizagem de determinado assunto. Após isso, é interessante criar resumos que o ajudaram a revisar o assunto com mais agilidade e praticidade. 

Importância da concentração

A concentração é fundamental para que o indivíduo consiga reter o máximo de informação e estabelecer uma reflexão. Sem a concentração, não tem como aprender e conseguir manter aquele conhecimento.

A falta dela pode impedir que a pessoa enxergue detalhes que só podem ser vistos se prestar bastante atenção. Dessa maneira, perdem a oportunidade de tirar o máximo de proveito daquele assunto estudado. 

Atualmente, há diversos meios para tirar a concentração, principalmente as telas são uma das maiores responsáveis pela falta de foco, devido o mal uso que algumas pessoas fazem dela. 

Ou seja, elas trazem benefícios e é uma contribuinte para o momento de estudo se for usada corretamente, por isso é importante estabelecer limites. 

Nesse sentido, é crucial manter a disciplina e o foco no momento de estudos, muitas pessoas perdem a oportunidade de passar em um concurso por falta de preparação. Portanto, manter a concentração e o foco nos estudos é de suma importância para o aprendizado.

Estudos Vestibular Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como se tornar autodidata: dicas, objetivos e mais!

Na era da informação em que vivemos, o autodidatismo emerge como uma ferramenta libertadora, permitindo-nos transcender ...
6 min de leitura

Curso de Administração: duração, grade curricular e mais!

Em meio a um mundo empresarial que se reinventa a cada dia, o curso de Administração emerge como um farol, orientando ...
6 min de leitura

Prescrição eletrônica na farmácia: eficiência e segurança!

Na era digital, a saúde vem experimentando transformações notáveis, e uma das mais impactantes é a implementação da ...
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Estudos Ver mais conteúdossobre Vestibular Ver mais conteúdossobre Home