Colegio, enem

Eniac
Por Eniac em Jul 18, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

É muito comum encontrar estudantes que não sabem como calcular sua nota do Enem, devido ser a sua primeira vez realizando a prova. Há uma regra que é aplicada para que o aluno saiba a sua média, para te ajudar a saber como deve ser realizado esse cálculo e onde usar sua nota do Enem, confira o conteúdo logo abaixo.

Como calcular o resultado do Enem 

O resultado do Enem sai em alguns meses após a prova, nele sai o resultado tanto da prova objetiva quanto da redação. Porém, um dia após a realização da prova o estudante já tem acesso ao gabarito atualizado, assim o aluno pode verificar quais foram suas respostas corretas, mas não vai saber qual é a sua nota.

Outro fator importante, é que o aluno precisa tirar no mínimo 450 pontos na prova objetiva e não zerar a redação para que possa se inscrever em algum programa do governo para ganhar uma bolsa de estudo. 

Essas bolsas são bastante concorridas, por isso quanto melhor for a nota mais chance terá de ganhar a bolsa. Para saber quanto é a sua nota no Enem, o inscrito precisa realizar uma conta. Deve ser realizada da seguinte forma: Vai somar todos os valores e dividir por 5, assim o aluno vai saber qual é a sua nota final. Por exemplo: Se ele tirar as seguintes notas nas áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 500
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 600
  • Matemática e suas Tecnologias: 500
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 450
  • Redação: 800

O aluno vai somar todas as 5 para saber qual é o resultado 500+600+500+450+800= 2.850. Depois vai dividir o resultado por 5, que dá=5/2.850=570.

Então, a nota que o aluno tem para concorrer às bolsas é 570. Em algumas faculdades, principalmente as particulares dão um peso a mais para determinado caderno, por exemplo, nos cursos de licenciatura o peso maior será no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias e na redação.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo para que os alunos possam entrar em uma universidade federal ou estadual. Para concorrer precisa não ter zerado a redação e ter uma média igual ou acima de 450. A fim de que ele possa concorrer a uma vaga no curso que tanto deseja. Além disso, o aluno pode colocar duas opções, caso seja aprovado nas duas precisa escolher uma.

ProUni

Nem todos conseguem uma vaga em uma universidade federal ou estadual, mas tem outras alternativas para os alunos que não conseguiram pelo Sisu. Uma delas é o ProUni (Programa Universidade para Todos). A diferença é que os alunos que se inscreveram no ProUni tem a sua disposição vagas para faculdades particulares. 

O ProUni tem duas opções, uma delas é o aluno concorrer a uma vaga integral ou a uma vaga de 50%. Na primeira opção o aluno precisa ter certo requisito que é ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. E aqueles que querem concorrer a 50% de desconto na bolsa, tem que ter uma renda capital bruta de até três salários mínimos por pessoa. 

Há outros requisitos que o estudante deve cumprir pelo menos um, são eles:

  • Realizado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Realizado o ensino médio completo como bolsista em escola da rede privada;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, como bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública da educação básica e concorrer a bolsas de cursos de licenciatura. 

O ProUni não cobra nenhuma taxa, o aluno só precisa se inscrever na página oficial do programa e escolher duas opções de curso.

Fies

O Fies (Fundo Financiamento Estudantil) é outra possibilidade do aluno entrar na faculdade privada. Também precisa fazer uma inscrição pelo site oficial do Fies e concorrer a uma das vagas para receber o financiamento em determinada instituição privada e curso. 

Os alunos que são beneficiados pelo Fies têm a sua disposição a possibilidade de realizar sua graduação toda sem pagar nada ou apenas uma pequena taxa e quando termina a graduação tem até 18 meses para começar a pagar as primeiras parcelas do financiamento.

O Fies é mais flexível do que o Sisu e o ProUni, até os candidatos que fizeram o Enem em 2010 podem participar, também precisa ter média igual ou superior a 450 e no mínimo 400 na redação. Em questão da renda familiar, tem que ser no máximo 3 salários mínimos por pessoa, se passar desse valor não consegue concorrer.

Dicas para tirar boa nota no Enem 

Para aumentar suas chances de conseguir uma vaga no ensino superior, confira algumas das melhores dicas que vão te ajudar a realizar uma boa prova do Enem e conseguir a tão sonhada vaga em uma faculdade ou universidade. 

Faça um cronograma de estudos 

É fundamental saber quais são os conteúdos mais relevantes que podem cair na prova, após descobrir isso é o momento de organizar quais são os dias e horas que você vai se dedicar a determinada matéria. O mais importante não é o tanto que vai estudar, mas a constância que vai ter e o quanto vai se dedicar aos conteúdos que têm mais peso para o seu curso. 

Por isso, antes de tudo é preciso analisar o que precisa ser estudado e como deve ser estudado, já é um bom caminho andado e vai te livrar de ficar sobrecarregado.

Revise provas de edições anteriores 

Uma ótima forma para se familiarizar com a prova, assim você consegue detectar como as questões são estabelecidas, além de ver como os conteúdos são cobrados na prova. É uma excelente maneira também de ir treinando e cronometrando o tempo gasto para cada questão, além de ser o momento ideal para treinar e também para descobrir quais assuntos você está dominando melhor. 

Tenha uma rotina saudável 

Não adianta estudar e não ter condicionamento físico para aguentar uma prova de aproximadamente 5h, por isso mantenha uma rotina saudável, busque uma alimentação equilibrada, pratique exercícios.

Aproveite esse tempo para conhecer mais o seu corpo e saber os seus limites, para que no dia da prova não tenha que lidar com algum imprevisto. Quanto mais saudável você estiver melhor será sua performance na prova. 

Veja também:

Colegio enem

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Tudo sobre ensino infantil

Atualmente, o ensino infantil tem sido amplamente reconhecido como um aspecto crucial nos primeiros anos de crescimento ...
9 min de leitura

Ensino Fundamental: importância, organização e mais!

O ensino fundamental é uma etapa essencial no sistema educacional brasileiro. É neste período que a maioria dos alunos ...
8 min de leitura

Programação na escola: benefícios, ferramentas e mais!

Nesse ínterim, com a crescente importância da tecnologia em nossas vidas, o aprendizado de programação pode ser ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Colegio Ver mais conteúdossobre enem