Direito, Home

Sabrina Santana
Por Sabrina Santana em Sep 20, 2022 12:00:00 AM | 3 min de leitura

Saiba quais são as áreas que você pode seguir ao cursar Direito.

 

Trabalhar em defesa da lei… Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades, assim como dizia Homem Aranha, não é? Realmente, se você decide trabalhar para que a lei seja cumprida, você tem um enorme dever nas suas mãos. Mas calma! Não precisa ficar assustado com isso! O que eu disse é bom, muito bom, na verdade! Se você decidiu estudar Direito, então escolheu tentar fazer do mundo um lugar melhor e mais justo, assim como deve ser. 

Além de ser uma profissão na qual você irá tentar da melhor forma possível ajudar pessoas que foram injustiçadas de alguma maneira, saiba também que o ramo de Direito é demasiadamente amplo, tendo em vista as diversas áreas que você pode seguir dentro de tal. O que acha de me acompanhar nessa jornada maravilhosa do conhecimento e saber um pouco mais sobre as áreas que existem dentro do Direito? Vai ser legal, eu prometo! Topa? Vem comigo!

Antes de começarmos… Você sabia que o Direito é uma ciência?! Sim, é sim. Isso se dá pelo fato dessa área ter um método para que possa ser exercido, sendo tal a metodologia jurídica, esta que, a partir da evidência de fatos sobre determinado assunto, nos guia para saber o que é ou não correto a partir das leis presentes na Constituição. 

O bacharelado em Direito tem em média duração de 5 anos, ou seja, 10 semestres. Ao longo do curso, você irá aprender um pouco sobre todas as áreas que englobam o Direito, para que assim você possa escolher um determinado segmento e se aprofundar cada vez mais no assunto. Não é interessante? 

Sabia que você, ao terminar a faculdade de Direito, pode exercer outra profissão sem ser necessariamente a de advogado? Isso mesmo, além de advogado, você pode se tornar um procurador, o qual poderá representar um Município ou Estado, por exemplo, ou também pode se tornar delegado da polícia civil, precisando ter 3 anos de experiência no ramo jurídico, além de prestar concurso público para que possa, enfim, ter essa vaga. 

A primeira (e mais comum também) área do direito que muitas pessoas escolhem seguir após concluir a graduação é o Direito Civil. Tal segmento do direito visa representar pessoas que possuem questões familiares (como divórcios e testamentos), como também pode chegar a representar indivíduos que possuem questões que envolvam a posse de determinados bens e propriedades.

Outra área do direito muito interessante também é o Direito Empresarial, no qual o advogado irá representar as questões jurídicas de determinada empresa que contrate seus serviços de advocacia.

Gosta de mexer com tecnologia mas ainda tem uma parte do seu coração ligada às ciências jurídicas? Não tem problema, você pode muito bem se tornar um advogado da área do Direito da Tecnologia da Informação, podendo trabalhar representando provedores de internet, empresas de software e até mesmo lojas virtuais, como a Shopee, por exemplo.

 Sempre foi apaixonado por romance policial e sempre sonhou em trabalhar em algo que envolvesse a área jurídica e a área criminalista? O Direito Penal seria perfeito para você, tendo em vista que pode atuar tanto na defesa quanto na acusação de um caso criminal. 

Você possui aquele senso de justiça e deseja do fundo do seu coração ajudar os trabalhadores a conseguirem seus merecidos direitos trabalhistas? Siga na área de Direito Trabalhista e comece a representar pessoas que estão atrás da previdência social ou até mesmo represente empresas com suas questões trabalhistas. 

Para se tornar um bom advogado, convenhamos que você deve fazer a diferença no mercado de trabalho, certo? E sabe em qual lugar você pode fazer a diferença? Isso mesmo, no Centro Universitário Eniac, a melhor faculdade de Guarulhos que é referência em tecnologia e inovação. Logo, não perca tempo e venha estudar no Eniac e comece a fazer a diferença na sua vida profissional!

Até mais!

Veja também:

Direito Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como se tornar autodidata: dicas, objetivos e mais!

Na era da informação em que vivemos, o autodidatismo emerge como uma ferramenta libertadora, permitindo-nos transcender ...
6 min de leitura

Curso de Administração: duração, grade curricular e mais!

Em meio a um mundo empresarial que se reinventa a cada dia, o curso de Administração emerge como um farol, orientando ...
6 min de leitura

Prescrição eletrônica na farmácia: eficiência e segurança!

Na era digital, a saúde vem experimentando transformações notáveis, e uma das mais impactantes é a implementação da ...
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Direito Ver mais conteúdossobre Home