Empreendedorismo, Home

Eniac
Por Eniac em Jul 14, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Quem sabe usar o meio digital ao seu favor consegue alcançar sua independência profissional e se desenvolver financeiramente. No entanto, antes de entrar nesse mundo é importante saber os principais aspectos dele e como usá-lo ao seu favor. 

Não adianta começar um negócio sem conhecer e sem estratégias, isso pode enfraquecer a sua ideia e não alcançar o seu objetivo, para ter bons resultados nesse meio é fundamental buscar atualizações e especializações sobre os nichos. 

O que é empreendedorismo digital 

O mundo digital é uma excelente ferramenta para ganhar dinheiro, várias pessoas estão apostando nesse modelo de comércio para iniciar seu próprio negócio ou levar o seu negócio físico também para o virtual. 

O empreendedorismo digital está sendo uma possibilidade para muitos que não têm o capital necessário para iniciar um negócio físico ou aquele que encontra potencial de crescimento através da internet. 

Alguns dos principais negócios digitais atualmente envolvem:

  • Cursos on-line;
  • Blogs;
  • Canais no YouTube;
  • E-commerce e etc.


Muitas pessoas estão encontrando nesses meios formas de vender algo e faturar, além disso o formato digital oferece a oportunidade de trabalhar em qualquer lugar e em qualquer hora. Enquanto o físico te restringe em uma localidade e muitas vezes em uma jornada de trabalho.

Aliás, muitas pessoas usam esse meio não somente para vender algo, mas uma ideia e conseguir patrocinadores. Estes são os que usam a sua imagem para conseguir atenção do público.

Empreender ou ser empregado


Tipos de empreendedorismo digital 

Há várias formas de investir no empreendedorismo digital e de usar a plataforma digital como um meio de propagação do seu próprio negócio ou de sua ideia. Conheça os mais conhecidos: 

E-commerce 

O meio digital é uma ótima maneira de expansão do seu negócio ou de criação, ele te ajuda com mais facilidade a encontrar qual é o seu público-alvo. Além de você usar recursos digitais para propagação do seu negócio.

Na maioria das vezes, utilizam principalmente das marketplaces que são espaços usados para a exposição dos produtos oferecidos.

Um dos mais conhecidos são o Amazon e o Mercado livre, Shein e Shopee, são popularmente procurados pela população. Atualmente, estão sendo um dos meios mais procurados para compras, já que é de fácil manuseio para os clientes e os preços são bons. Não há dúvidas, que eles conseguiram esse lugar no mercado, após muito estudo sobre. 

Além disso, usam muito das redes sociais para a divulgação dos seus produtos, pela facilidade e flexibilidade que encontram nesses meios e também mapeiam onde estarão os seus clientes em potencial. 

Criadores de conteúdos

A produção de conteúdos também é uma forma de empreender, de apresentar ao público algo inovador. Nesse sentido, muitos utilizam dele para divulgação de vídeos, fotos, tutoriais que são específicos para o interesse de um público, carregando uma mensagem direcionada, através da audiência que recebem conseguem ganhar parcerias para publicidades e patrocínios.

Hoje em dia é comum encontrar pessoas que estão usando o YouTube, Tik Tok e até mesmo o Instagram para faturar dinheiro e usam essas plataformas como ferramentas para o seu negócio conquistando um público.

Programas de Afiliados

Nessa forma de negócio on-line a pessoa vai trabalhar como um intermediador de um serviço ou produto. Ou seja, ele vai indicar ao público quem tem mais interesse em determinados serviços e produtos. Eles podem usar e-mail, blog e redes sociais para realizar suas ações. 

A plataforma que mais utiliza desse serviço é a Hotmart que tem programas e essas pessoas que são as responsáveis por divulgarem são chamados de afiliados e recebem comissões pelas indicações dos produtos que são vendidos na plataforma.

Como iniciar no empreendedorismo digital

Para iniciar qualquer negócio é necessário primeiro traçar um planejamento e reconhecer em qual nicho quer trabalhar. Dessa mesma forma ocorre também para quem quer trabalhar no empreendimento digital. 

Após isso, vai encontrar qual é a melhor plataforma para o seu produto e como alcançar o seu público através dela. Além disso, realizar alguns cursos ou estudar mais sobre o marketing digital, já que ele será um dos aliados para te ajudar nesse percurso. 

Esses passos são importantes para te ajudar a entrar no empreendedorismo digital e conseguir se desenvolver dentro dele. Infelizmente, muitos que entram e não tem um preparo acabam não crescendo e abandonando. 

Nesse sentido, busca conhecer mais sobre o mercado e se especializar será um diferencial para conseguir atuar nele.

Como ter sucesso no empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital é um formato flexível que várias pessoas desejam para começar o seu próprio negócio e principalmente aqueles que não tem o dinheiro para investir inicialmente em uma loja física. Para se dar bem no empreendedorismo digital, veja algumas dicas:

Conheça bem o seu produto

Começar um negócio sem saber tudo sobre o que vende é totalmente errado, pois você deve passar confiança para o cliente que entende tudo sobre como aquele produto/serviço pode beneficiar-lo. Além disso, conhecendo o seu produto saberá melhor em qual nicho ele pode se destacar, ou seja, em qual rede social ou ferramenta digital pode alcançar um número maior de pessoas.

Visão estratégica

É preciso ser bastante perspicaz em qualquer negócio e ainda mais quando é no meio digital. Já que vai ser preciso reconhecer quais são os meios digitais que estão crescendo entre o seu público, como pode usá-lo ao seu favor. Além disso, esteja sempre atento para quando o número de alcance diminuir e buscar estratégias que possam ajudar a aumentar. Manter-se bem no mercado digital é uma tarefa constante. 

Seja criativo 

A criatividade é sem dúvidas uma fonte que ajuda qualquer empreendedor a se desenvolver. Como é um meio de mudanças constantes, é necessário se inovar e não ter medo de ousar. Principalmente, aqueles que usam o Instagram que está sempre surgindo novas ferramentas e possibilidades, saber como usá-lo ao seu favor é a chave certa para o sucesso.

Empreendedorismo Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como se tornar autodidata: dicas, objetivos e mais!

Na era da informação em que vivemos, o autodidatismo emerge como uma ferramenta libertadora, permitindo-nos transcender ...
6 min de leitura

Curso de Administração: duração, grade curricular e mais!

Em meio a um mundo empresarial que se reinventa a cada dia, o curso de Administração emerge como um farol, orientando ...
6 min de leitura

Prescrição eletrônica na farmácia: eficiência e segurança!

Na era digital, a saúde vem experimentando transformações notáveis, e uma das mais impactantes é a implementação da ...
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Empreendedorismo Ver mais conteúdossobre Home