Colegio, Ensino Fundamental II, Home

Eniac
Por Eniac em Oct 11, 2023 9:00:00 AM | 5 min de leitura

O Ensino Fundamental II é a última etapa da educação básica, um momento primordial para solidificação dos conhecimentos recebidos durante todos os anos. Marcado por novos conteúdos e o fortalecimento do que já foi apresentado no Ensino Fundamental I é uma fase de grande relevância para a vida estudantil do adolescente.

O que é ensino Fundamental II? 

O Ensino Fundamental II é caracterizado pelos anos finais da educação básica, ou seja o período em que o aluno vai solidificar todo o aprendizado que teve durante o início da sua educação, além de ser acrescentado na sua rotina escolar conteúdos mais complexos. 

Além disso, é o período em que autonomia do aluno é cada vez mais reforçada, dessa forma o aluno recebe mais independência durante o seu processo de aprendizagem.

Este período se estende do 6° ano ao 9° ano, uma fase importante que o treina e o habilita para sua inserção no ensino médio. A orientadora desse processo é a BNCC, conhecida como Base Nacional Comum Curricular, é através dela que os docentes irão trilhar e saber o que deve ser acrescentado ao aluno durante essa etapa da aprendizagem.

Como funciona o Ensino Fundamental II no Colégio Eniac? 

Nesta etapa a prioridade do ensino do Colégio Eniac é colaborar na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, como também agregar conhecimentos para qualificação no trabalho. Dessa forma, atividades e projetos serão ofertados com a finalidade de ajudar a adquirir habilidades e qualidade pessoais, entre outros.

E é a partir do Ensino Fundamental II que aulas de robótica, programação e gamificação começam a ser mais frequentes, projetos e atividades são desenvolvidos como uma forma de inserir mais os alunos nesse âmbito do conhecimento. 

Além disso, projetos de empreendedorismo são realizados de forma leve e divertida para que os alunos aprendam mais e se desenvolvam, além de ser uma maneira de implantar comprometimento. Aproveitando do que já foi trabalhado no Ensino Fundamental I, os traços de liderança, proatividade, responsabilidade social, são reforçados.

No 9° ano já começam as discussões para ajudar o estudante a reconhecer qual o caminho seguir no ensino médio, se vai optar pelos técnicos profissionalizantes ou pelo padrão da educação do ensino médio. Dessa forma, testes vocacionais são acrescentados na rotina escolar dos estudantes do último ano do Ensino Fundamental II.

Diferenciais do Ensino Fundamental II no Colégio Eniac

Uma das grandes preocupações do Colégio Eniac é oferecer uma educação de qualidade, com assuntos atuais e principalmente que sejam contribuintes para o desenvolvimento pessoal dos alunos. Confira alguns diferenciais que são encontrados: 

  • Sistema Didático;
  • Ensino Bilíngue;
  • Ballet;
  • Karatê;
  • Contação de História;
  • Ateliê de Arte;
  • Culinária, entre outras

Dessa forma, os estudantes que estão no Colégio Eniac, tem a sua disposição atividades extracurriculares que são fundamentais para o seu processo de aprendizagem. Além disso, vários projetos inovadores são trabalhados durante o Ensino Fundamental II, são eles:

  • Comunicação e Bilinguismo;
  • Projetos S. T.H. E. M;
  • Empreendedorismo na era Digital;
  • Programação, Games e Robótica.

Cada um tem uma perspectiva voltada a uma área do conhecimento, no entanto, são trabalhados com interdisciplinaridade, com o objetivo de unificar vários contextos e facilitar o desenvolvimento de habilidades dos alunos.

FUND II Large


Estrutura do Colégio Eniac 

Um ensino de qualidade também é determinado se a estrutura do colégio é boa. No Colégio Eniac é uma das suas prioridades também, oferecer o máximo conforto e espaço aos seus alunos. Dessa forma, foi projetado salas espaçosas e climatizadas para que durante o processo de aprendizagem os alunos tenham todo o bem-estar necessário, para que nada prejudique ou tire o foco. 

Além disso, tem salas específicas para várias atividades extracurriculares, para que todos os alunos possam participar e desenvolver suas habilidades, as salas são:

  • Centro Esportivo;
  • Ateliê de Artes;
  • Refeitório;
  • Sala de culinária;
  • Brinquedoteca;
  • Parquinho. 

A melhor escolha para uma educação de excelência, levando em consideração tanto na sua estrutura quanto na sua infraestrutura, é no Colégio Eniac, que se preocupa em atender todas as necessidades dos alunos.

Proposta Pedagógica do Colégio Eniac

O Colégio Eniac, tem o objetivo de oferecer uma educação tecnológica e inovadora para possibilitar um processo de aprendizagem atualizado com as melhores ferramentas. 

Já que reconhece que os anos finais são uns dos mais decisivos para a formação da personalidade do estudante, como também para o seu crescimento estudantil. Dessa forma, atividades e conteúdos são apresentados de uma maneira que possam acrescentar aos alunos habilidades, como:

  • Criatividade;
  • Proatividade;
  • Raciocínio lógico;
  • Visualização mental, entre outras. 

Além disso, a metodologia usada no Ensino Fundamental II tem como finalidade colaborar para o desenvolvimento e a manutenção de qualidades pessoais, como: responsabilidade, autoestima, integridade, honestidade, sociabilidade e ética. 

Desse modo, oficinas também são aplicadas durante a rotina escolar, como uma fonte de ajudar no alcance dos objetivos da proposta educacional do Colégio Eniac, são elas:

  • Oficina de Redação;
  • Oficina de Matemática;
  • Oficina de Ciências da Natureza;
  • Oficina de Robótica e Gamificação;
  • Oficina de Ciências Humanas;
  • Oficina de Inglês. 
  • Karatê;
  • Empreendedorismo. 

O aluno do Ensino Fundamental II do Colégio Eniac, tem mais facilidade de se habituar ao processo educativo do Ensino Médio, como também ao ensino técnico, já que ao longo dos anos finais terá contato com oficinas e projetos com uma visão semelhante. 

Qual a importância do Ensino Fundamental II?

O Ensino Fundamental II é como se fosse uma conclusão de todos os anos da educação básica, principalmente isso é muito visível no 9° ano. Além disso, é uma etapa em que o estudante está passando por várias transformações: cognitivas, sociais, emocionais e acadêmicas, por isso é de suma importância um currículo adequado para ser uma ferramenta que possa ajudá-lo a viver essa etapa.

São os últimos anos da educação básica, após ela o estudante pode ingressar no ensino médio. Dessa forma, é preciso que neste momento o aluno possa aprender conteúdos que serão fundamentais para que tenha um processo de aprendizagem excelente e tenha facilidade em aprender os novos conteúdos que serão apresentados.

Garanta já um futuro promissor para o seu filho no Colégio Eniac

Depois de todas as reflexões feitas através dos apontamentos de como ocorre o Ensino Fundamental II e principalmente no Colégio Eniac, percebe-se a grande importância do estudante está realizando sua educação básica em um lugar que se preocupa com todo o processo de aprendizagem. 

Se você quer que seu filho tenha as melhores ferramentas e um desenvolvimento ímpar e de qualidade, faça a matricula no Colégio Eniac!

Colegio Ensino Fundamental II Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como se tornar autodidata: dicas, objetivos e mais!

Na era da informação em que vivemos, o autodidatismo emerge como uma ferramenta libertadora, permitindo-nos transcender ...
6 min de leitura

Curso de Administração: duração, grade curricular e mais!

Em meio a um mundo empresarial que se reinventa a cada dia, o curso de Administração emerge como um farol, orientando ...
6 min de leitura

Prescrição eletrônica na farmácia: eficiência e segurança!

Na era digital, a saúde vem experimentando transformações notáveis, e uma das mais impactantes é a implementação da ...
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Colegio Ver mais conteúdossobre Ensino Fundamental II Ver mais conteúdossobre Home