Biomedicina, Home

Por Sara Maria em Jan 30, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Convenhamos, a área da biomedicina ganhou ainda mais importância durante a após a pandemia da Covid-19, tendo em vista que foi por causa da biomedicina que o mundo conseguiu ter acesso a diversas vacinas que conseguiram, felizmente, proteger grande parte da população mundial e assim evitando que mais mortes em decorrência do Coronavírus acontecessem. Também foi por causa da biomedicina que nós conseguimos entender o verdadeiro causador da Covid-19 e, assim, chegar na tão sonhada vacina. 

É uma área ampla

Para você que quer estudar Biomedicina, saiba que essa é uma área demasiadamente ampla e importante para a nossa sociedade no que diz respeito à saúde pública de um país, principalmente do Brasil, lugar o qual tem o Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS, como referência em saúde pública mundial. Dessa forma, quanto mais pessoas se interessarem para trabalhar nesse ramo, mais satisfatórios serão os resultados que teremos quando falarmos de saúde pública. 

Inscreva-se

 

A Biomedicina além das pesquisas humanas

Muito se enganam as pessoas que pensam que a Biomedicina estuda e faz pesquisas relacionadas somente à saúde humana, tendo em vista que, se não fosse pela biomedicina, não saberíamos as reações físico-químicas de diversos alimentos, além de muito provavelmente não iríamos saber também as curas de doenças que costumam ser bastante recorrentes nos animais, como por exemplo a raiva. 

 

Matérias

Durante quatro anos, você irá aprender sobre os mais diversos campos que envolvem a biomedicina, tais como Biossegurança, Riscos Biológicos e Saúde Ambiental, além de também estudar de forma mais aprofundada matérias como química orgânica, teórica e até mesmo experimental. 

No Centro Universitário Eniac, você terá diversos projetos ao longo da sua graduação, sendo um deles de Epidemiologia e Bioestatística. Em resumo, você realizará um projeto sobre fenômenos que costumam acontecer na saúde que envolvem a saúde, como epidemias. 

 

Biomedicina vs Medicina

Um fato interessante que é super válido falar… Você sabia que medicina e biomedicina são duas áreas completamente diferentes? Pois é, enquanto na biomedicina o profissional trabalha para descobrir a origem, a causa e a cura de determinada doença ou substância presente em humanos, animais e plantas, na medicina o profissional diagnostica, receita medicamentos e realiza tratamentos em pessoas que estão doentes para que estas possam se curar o mais rápido possível.

 

Biomedicina e suas incríveis áreas

Além da área de pesquisas dentro da Biomedicina que todo mundo conhece, você também pode trabalhar com outros ramos que existem em tal, como a área ambiental, na qual você fará análises físico-químicas existentes no meio ambiente. Na área ambiental, você pode realizar diversas tarefas, como detectar a poluição presente na água e até mesmo analisar os microorganismos presentes nos alimentos.

Parte do seu coração pertence à biomedicina e a outra parte pertence à informática? Sem problema, sabia que você pode trabalhar nessas duas áreas ao mesmo tempo? É bem simples, basta você querer trabalhar com a criação de softwares que são criados especificamente para a área da saúde. 

Sabe uma área muito interessante também? Ela se chama hematologia, na qual você vai analisar e descobrir a cura para doenças existentes dentro do sangue. Seria legal trabalhar com algo assim, não concorda?

Não é novidade para ninguém que a área da saúde possui os nomes mais complicados que existem, mas se você deseja trabalhar com algo muito interessante e que tem nome difícil, te recomendo pesquisar um pouco mais sobre a área de histotecnologia clínica, na qual você irá detectar anormalidades presentes nos tecidos do corpo humano. Para trabalhar com isso, você precisa fazer uma especialização na área. 

Gosta da área de biomedicina mas também gosta de mexer com máquinas no geral? Te recomendo a área de perfusão extracorpórea, na qual você irá operar máquinas que normalmente são utilizadas em cirurgias cardíacas e torácicas, prevenindo assim que incidentes aconteçam durante os procedimentos. 

Nossa, depois de tantas áreas que falamos, acho que deu para ter uma ideia sobre o quão ampla é a biomedicina, não é? Me fala nos comentários qual você mais gostou!
Bons estudos e até a próxima!

Veja também:



Biomedicina Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Criando ambiente de estudo ideal em sua casa

Em um mundo cada vez mais pautado por informações e conhecimento, ter um espaço dedicado para o estudo em casa ...
5 min de leitura

Como se tornar autodidata: dicas, objetivos e mais!

Na era da informação em que vivemos, o autodidatismo emerge como uma ferramenta libertadora, permitindo-nos transcender ...
6 min de leitura

Curso de Administração: duração, grade curricular e mais!

Em meio a um mundo empresarial que se reinventa a cada dia, o curso de Administração emerge como um farol, orientando ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Biomedicina Ver mais conteúdossobre Home