Arquitetura, Home

Eniac
Por Eniac em Feb 8, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Arquitetura é a arte e a ciência de projetar e construir edifícios e outras estruturas físicas. É um campo interdisciplinar que combina habilidades técnicas e criativas para criar ambientes funcionais, seguros e esteticamente agradáveis. A arquitetura engloba uma variedade de estilos e períodos históricos, desde as primeiras construções pré-históricas até os edifícios futuristas de hoje. 

Um arquiteto é responsável por projetar, planejar e supervisionar a construção de edifícios e outras estruturas, incluindo residenciais, comerciais, industriais, institucionais e públicas. Além disso, eles também podem ser responsáveis pelo planejamento urbano, paisagismo e desenho de interiores. Logo, é um campo fundamental para o desenvolvimento urbano e a construção de cidades, e é uma parte importante da nossa cultura e história.

Inscreva-se

O que é preciso para ser um Arquiteto e Urbanista?


A primeira etapa para se tornar um arquiteto e urbanista é completar uma graduação em arquitetura e urbanismo. A maioria das universidades requer, pelo menos, três anos de estudos, mas algumas podem levar até cinco anos. Durante a formação, os estudantes aprendem sobre projeto arquitetônico, estrutura, construção, planejamento urbano, história da arquitetura e outros assuntos relacionados.

Após a conclusão do curso de graduação, os futuros arquitetos e urbanistas precisam realizar o Exame de Ordem dos Arquitetos e Urbanistas, para obtenção do registro profissional, e para poder legalmente exercer a profissão. 

Além da formação e registro profissional, para se destacar na profissão, é recomendado que o arquiteto e urbanista adquira experiência prática, estude continuamente, e tenha habilidades como comunicação, liderança, pensamento crítico e criatividade. Assim, é essencial que o profissional busque sempre por atualizações, especializações para se manter atualizado com as tendências, técnicas e materiais novos no mercado.

Quais as áreas de atuação de um Arquiteto?

Os arquitetos têm a habilidade de trabalhar em uma variedade de áreas e projetos, desde residenciais até projetos comerciais e públicos. As principais áreas de atuação de um arquiteto incluem:

Arquitetura Residencial: 

Os arquitetos que trabalham nessa área projetam e planejam casas, apartamentos, condomínios e outras estruturas residenciais. Eles trabalham com clientes para criar soluções funcionais e esteticamente agradáveis que atendam às suas necessidades e desejos.

Arquitetura Comercial: 

São responsáveis por projetar e planejar edifícios comerciais, como escritórios, lojas e shoppings. Eles precisam considerar as necessidades dos negócios e dos clientes, além de regulamentos de segurança e de construção.

Arquitetura Pública: 

Os profissionais arquitetos que trabalham nessa área projetam e planejam estruturas públicas, como escolas, hospitais, prédios governamentais e estações de transporte. Esses projetos precisam atender aos regulamentos e normas específicas desses tipos de edifícios e acessibilidade.

Arquitetura Industrial: 

É um ramo que exige do arquiteto o planejamento de edifícios industriais, como fábricas e instalações de produção, sendo necessário seguir regras, isto é,  precisam considerar os processos de produção, regulamentos de segurança e requisitos de equipamentos.

Planejamento Urbano: 

Os arquitetos também podem trabalhar com planejamento urbano, projetando e planejando áreas urbanas e comunitárias, com foco em  desenvolver soluções que promovam a qualidade de vida, a segurança e a sustentabilidade da comunidade.

Paisagismo: 

Outro segmento que o profissional pode se envolver é com o paisagismo, arquitetando áreas ao ar livre, como parques e jardins. Dessa forma, os profissionais atuantes dessa área, precisam trabalhar considerando as características do terreno, os objetivos do projeto e as necessidades dos usuários.

Desenho de interiores: 

Design de interiores é a disciplina que lida com a criação de espaços interiores, com ênfase na escolha de materiais, mobiliário, iluminação e acabamentos. Arquitetos que trabalham com Design de interiores, desenvolve projetos de interiores para edifícios residenciais, comerciais e institucionais.

Projeto arquitetônico:

O projeto arquitetônico é a fase inicial do processo de construção, onde o arquiteto desenvolve o conceito e a estratégia para um projeto específico. Assim, o profissional considera aspectos técnicos, legais e estéticos ao desenhar e desenvolver os planos para a construção.

Conservação histórica: 

Conservação histórica é a disciplina que lida com a preservação de edifícios e estruturas históricas. Arquitetos que trabalham  nessa área, atuam com o objetivo de preservar e restaurar edifícios históricos, e garantir que eles continuem a ser úteis e apropriados para uso moderno.

Construção: 

Arquitetos também estão envolvidos no gerenciamento e supervisão de construção, garantindo que os projetos sejam construídos de acordo com as especificações e que os prazos e orçamentos sejam cumpridos.

Assim, estas são algumas das áreas de atuação de um arquiteto, existem muitos outros segmentos e especializações, as quais variam de acordo com o interesse e formação do profissional.

Quanto ganha um Arquiteto e Urbanista?

De acordo com os dados do site salários. com, o salário médio de um profissional arquiteto é de R$2.994,93, enquanto que, a maior média salarial por especialidade é em torno de R$9.763,65 para arquiteto urbanista. Assim, observa-se que, os valores salariais podem variar a depender da experiência profissional, localização geográfica, especialização profissional, entre outros fatores. 

Vale ressaltar que, os profissionais arquitetos podem atuar de forma autônoma tendo a possibilidade de negociar seus próprios honorários. Em geral, os arquitetos autônomos ganham mais do que os arquitetos que trabalham em empresas, mas podem ter mais despesas e responsabilidades.

Assim, a maioria dos profissionais arquitetos e urbanistas ganham salários competitivos e estáveis, com boas perspectivas de crescimento ao longo da carreira, o que possibilita garantir consideradas remunerações. 

Veja também:

Arquitetura Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como se tornar autodidata: dicas, objetivos e mais!

Na era da informação em que vivemos, o autodidatismo emerge como uma ferramenta libertadora, permitindo-nos transcender ...
6 min de leitura

Curso de Administração: duração, grade curricular e mais!

Em meio a um mundo empresarial que se reinventa a cada dia, o curso de Administração emerge como um farol, orientando ...
6 min de leitura

Prescrição eletrônica na farmácia: eficiência e segurança!

Na era digital, a saúde vem experimentando transformações notáveis, e uma das mais impactantes é a implementação da ...
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Arquitetura Ver mais conteúdossobre Home