Qual a diferença entre Exatas e Humanas - Eniac

Eniac
Por Eniac em Jul 20, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Muitas pessoas têm mais afinidade no campo das exatas e sentem dificuldades nas humanas e vice-versa. Ambas são significativas para diversas áreas e oferecem benefícios para a sociedade, cada uma com sua peculiaridade. 

Hoje em dia, muitos cursinhos de vestibulares e concursos aplicam diversas técnicas para ajudar o aluno a identificar qual dessas duas áreas tem mais afinidade, com a intenção de ajudá-lo a concentrar mais sua atenção no seu ponto forte. 

Isso não significa que ele vai deixar de lado a outra, mas que vai usar ferramentas que possam o ajudar a ser cada vez melhor na que ele tem mais facilidade de aprendizado. Conhecer isso o ajuda a escolher uma profissão que mais vai se sentir confortável. 

Ciências Humanas 

O humano também é um objeto de estudo, através de observações sobre os seus aspectos sociais, criações, históricos e culturais. Sendo uma parte de um campo de estudo, que é a Ciências Humanas. 

Com o objetivo de entender melhor como as relações são impostas e também de criar meios para o avanço da sociedade. Algumas profissões são voltadas para esse campo do conhecimento e também há aquelas que abrangem tanto a Ciências Humanas quanto a Ciências Exatas, por exemplo o Administrador. 

Ao passo que ele vai usar da lógica e dos números, também vai aplicar conhecimentos de aspectos sociais nas suas funções. 

A Ciências Humanas é focada em conteúdos das disciplinas de português, literatura, filosofia, sociologia, artes, história e geografia, ou seja todo o estudo desse campo permeia por conteúdos aplicados nestas matérias.

Alguns cursos voltados para Ciências Humanas:

 

  • Ciências Políticas
  • Comércio Exterior
  • Hotelaria
  • Arqueologia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda
  • Pedagogia
  • Psicopedagogia
  • História
  • Teologia
  • Relações Internacionais
  • Estudos Literários
  • Letras
  • Ciências Sociais
  • Geografia
  • Serviço Social
  • Marketing

 

Vale destacar que um dos aspectos desse campo de conhecimento é a constante leitura, quem deseja atuar em alguma profissão dessa área, deve ter afinidade com a leitura, como também ser bom em interpretações de textos e dos diversos contextos sociais, culturais. Além de estarem atentos às atualidades.

Ciências Exatas

Ao contrário das Ciências Humanas, que é focada mais no Humano, a Ciências Exatas tem como fonte de estudo os processos naturais das leis que tentam explicar o universo. Neste campo do conhecimento a matemática tem uma grande influência, pois é bastante usada para a construção de princípios científicos que são capazes de mensurar eventos naturais.

A Ciências Exatas tem como foco as disciplinas:

 

  • Matemática;
  • Física;
  • Química.

 

E outras que são mais voltadas aos cursos superiores, pois vão buscar compreender partículas, mecânica, corpos celestes, dependendo de qual linha da exata vai resolver seguir. 

Normalmente, os profissionais de Exatas estão mais inseridos em atividades mais técnicas, como em atuações nas indústrias, comércios e laboratórios de pesquisas. Alguns cursos voltados para o campo da Ciências Exatas:

Alguns cursos de ciências exatas são:

 

  • Química

 

Um dos aspectos fortes desses cursos é o conhecimento de estatísticas, números, além que a lógica tem grande peso para atuação nessas áreas. 

Como descobrir se prefiro Humanas ou Exatas

Não é muito difícil saber se você tem afinidade mais com o campo de Humanas ou de Exatas. Os assuntos que mais te interessam, uma boa maneira para saber se você prefere as Ciências Humanas ou as Exatas é verificar quais são os assuntos de mais interesse seu.

Por exemplo, se você prefere estudar mais sobre as civilizações é óbvio que você prefere as Humanas, já se o seu interesse é mais voltado para lógica e estatística seu ponto forte é mais nas Exatas. No entanto, há pessoas que conseguem gostar de ambos e muitas vezes escolhem cursos que tenham tanto humanas quanto exatas.

Além disso, muitas pessoas não gostam de debates e de estarem a frente de um público, já quem tem mais afinidade com as humanas essas situações não são desconfortáveis e gostam sempre de estarem debatendo sobre assuntos e principalmente atualidades do momento. Isso não significa que as pessoas de exatas não discutem, mas não é algo que gostam tanto quanto quem prefere Ciências Humanas. 

Uma coisa é certa, ambos os campos são relevantes para a sociedade, tanto o da Ciências Humanas quanto da Ciências Exatas, contribuem para que avanços tecnológicos e sociais aconteçam. Então, não importa qual o campo escolhido, os dois têm uma grande importância para o mercado de trabalho.  

Mercado de trabalho Exatas 

Uma das áreas exatas que se mostram bastante propícias para crescimento são as áreas tecnológicas. O curso de Engenharia da Computação é um dos mais procurados ultimamente, por mostrar bons índices de empregabilidade. 

No entanto, não é somente a área tecnologia do campo das exatas que está se mostrando vantajosa, várias áreas desse campo estão sendo de grande importância para o mercado. Não há dúvidas que profissionais das áreas de exatas se mostram líderes natos e por isso muitos são os que assumem cargos de liderança.

Mercado de trabalho Humanas 

O mercado voltado para o campo das humanas também exerce um grande papel para a sociedade, visto que muitas áreas que são ligadas a esse campo do saber recebem reconhecimento. 

Uma delas é o Jornalismos, que é o responsável por transmitir notícias e deixar a população a par das informações pertinentes e com o avanço do mundo digital essa profissão cada vez mais cresce e ganha espaço. 

Outra profissão do campo das humanas que tem um papel significativo na sociedade são os psicólogos. Uma vez que o número de pessoas que buscam ajuda psicológica aumenta cada vez mais e a tendência é o aumento de pessoas cuidando da saúde mental.

Um traço dos profissionais de humanas é a facilidade na comunicação, pois muitos deles precisam lidar principalmente com ela no momento da sua atuação.