Colegio, enem

Eniac
Por Eniac em Jul 15, 2023 12:00:00 AM | 6 min de leitura

A princípio, a criação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de 1998 tinha o propósito de avaliar a qualidade da educação do país. O responsável por esse exame é o INEP (Instituto Nacional Anísio Teixeira) com parceria com o MEC (Ministério da Educação do Brasil). Até o ano de 2016, muitos alunos usavam o exame para receber uma certificação de conclusão do ensino médio. 

O que é o Enem 

O Enem é uma das portas de entrada do estudante para o ensino superior. A realização desse exame permite aos estudantes concorrerem a vagas de cursos em instituições públicas ou privadas. 

O Enem é um dos grandes colaboradores para a inserção do estudante que está saindo do ensino médio para o ensino superior, ou seja, o Enem é utilizado para que o estudante consiga estudar em uma instituição pública ou privada. Aqueles que desejam estudar na privada, precisam alcançar uma nota que o possibilitem uma bolsa, através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Oferecendo a oportunidade de estudar em alguma universidade ou faculdade sem pagar nada. Por isso, é uma das provas mais esperadas para os estudantes que se esforçam para conseguir atingir uma média que o ajude a concorrer a alguma vaga. 

Como funciona o Enem

Para realizar o Enem o estudante precisa se inscrever no site e após isso é só aguardar o dia da prova, que ocorre em dois domingos. O inscrito pode acompanhar todo o cronograma da prova no site que foi realizada sua inscrição. Dessa forma, não vai perder nenhuma informação e vai está ligado em qualquer modificação.

Inscreva-se


Cadernos das provas 

Como foi dito anteriormente, a prova ocorre em dois domingos consecutivos e é organizada em quatro áreas do conhecimento, além da redação. Os cadernos são divididos em dois:

1° caderno que é entregue no primeiro dia, tem:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol);
  • Redação (Dissertativa-argumentativa).

2° caderno entregue no segundo domingo tem:

  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

O inscrito vai colocar suas respostas no gabarito que deve ser preenchido com caneta preta, sem rasuras. Já que a prova é objetiva com cinco alternativas para escolher a certa. Na redação o aluno realiza uma dissertação argumentativa no máximo de trinta linhas sobre determinado tema que é dado nos textos motivadores que são usados para ajudar o aluno a entender mais sobre a temática. E o tema o estudante só sabe no dia da prova. 

A redação deve ser escrita de forma objetiva para que os corretores compreendam o que o inscrito está defendendo, além de precisar usar argumentos concretos que confirmem o que ele está defendendo. Como também a redação deve respeitar uma estrutura:

  • Introdução: Na primeira parte é importante que faça uma contextualização do tema e nesse determinado momento é que apresenta a tese;
  • Desenvolvimento: Nesses parágrafos devem ser apresentados argumentos e citações que validem a sua tese;
  • Conclusão: No último parágrafo retoma a tese que foi trazida no primeiro para consolidar a ideia. Além disso, precisa trazer uma intervenção respeitando os Direitos Humanos para solucionar o problema.

A duração da prova no primeiro dia é de 5h, porque leva em consideração o tempo que vai ser gasto para realizar a redação e no segundo dia são só 4:30h de prova. 

Isenção da taxa do Enem

Para realizar a prova do Enem o inscrito precisa pagar uma taxa de R$85,00, em alguns casos o aluno pode ser isento do pagamento. Conheçam quem pode ser isento do pagamento:

  • Alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas;
  • Participantes do Encceja que vão utilizar da nota para certificação;
  • Aqueles que cursaram o ensino médio em colégio público ou que tiveram bolsa em colégio particular e a renda familiar seja de até 1 salário mínimo e meio por pessoa;
  • Pessoas que estão em situação de vulnerabilidade econômica e que tenham o NIS.

Há um prazo para que possa conseguir a isenção, por isso o aluno deve está atento ao período de solicitação que é divulgada no cronograma do Enem. Na maioria das vezes para solicitar a isenção é em um mês antes das aberturas das inscrições, após isso o seu pedido vai ser avaliado, caso seja aprovado realiza a inscrição sem pagar nenhuma taxa.

Sisu 

Para aqueles alunos que querem estudar em uma universidade federal ou estadual, após o resultado da nota do Enem no período de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que é um Programa do Governo Federal que entrou em vigor em 2010 que atua como uma ferramenta para selecionar os estudantes com uma nota maior para entrar nas universidades públicas. 

E os alunos que não conseguem entrar já de primeira, há uma segunda chamada do programa durante o ano, então é mais uma oportunidade para conseguir uma vaga em uma universidade pública. Há algumas normas para o estudante conseguir se inscrever no Sisu. A principal é:ter realizado o Enem do ano anterior e não ter zerado a redação.

As inscrições são realizadas através do site oficial do Sisu, para isso o estudante vai utilizar o CPF e a mesma senha que é usada no site do Enem. Dessa forma, o aluno vai ter acesso às opções ofertadas pelas instituições que estão cadastradas no programa e tem a disponibilidade de fazer duas escolhas de curso, se caso o aluno desista de uma e queira mudar, só consegue até o final do período das inscrições.

Além disso, no Sisu o aluno que se enquadra em algum grupo que faz parte das cotas têm mais chances de conseguir uma vaga. Conheça quem são esses grupos:

  • Estudantes de baixa renda (1,5 salário mínimo por pessoa);
  • Estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • Estudantes com alguma deficiência.

Veja também:

Colegio enem

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Tudo sobre ensino infantil

Atualmente, o ensino infantil tem sido amplamente reconhecido como um aspecto crucial nos primeiros anos de crescimento ...
9 min de leitura

Ensino Fundamental: importância, organização e mais!

O ensino fundamental é uma etapa essencial no sistema educacional brasileiro. É neste período que a maioria dos alunos ...
8 min de leitura

Programação na escola: benefícios, ferramentas e mais!

Nesse ínterim, com a crescente importância da tecnologia em nossas vidas, o aprendizado de programação pode ser ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Colegio Ver mais conteúdossobre enem