Eniac
Por Eniac em Jul 14, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Segundo uma matéria do G1, no Brasil em 2022 foram abertas 7,2 mil empresas por dia. Esse dado mostra que cada vez mais pessoas estão optando pelo empreendedorismo, sair da CLT e alcançar sua autonomia é o sonho de muitos profissionais, mas há algumas desvantagens e responsabilidades com a escolha de empreender.

É preciso estar bastante convicto e seguro sobre o meio de empreendimento que deseja seguir. Já que empreender traz suas vantagens e desvantagens. 

O que é um empreendedor? 

Hoje em dia uma das principais prioridades das pessoas é alcançar sua autonomia financeira, uma das opções para adquirir isso é através do empreendedorismo. O ato de empreender consiste em uma pessoa com uma visão aguçada e que consiga enxergar contextos propícios para o empreendimento e a obtenção de lucros. 

Para que isso ocorra é importante ter ideias inovadoras que possam fazer a diferença em determinado ramo. Nesse sentido o empreendedor sempre está atento ao mercado e as suas mudanças para saber como o seu negócio pode funcionar da melhor forma. 

O empreendedor pode ser aquele que opta em criar um tipo novo de negócio ou se vincular a uma marca e criar uma filial, apesar disso sua autenticidade será o dominador mais importante para que ele venha se destacar no mercado, já que vai buscar meios de conquistar o público alvo.

Como ter um empreendimento de sucesso

Para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário alguns comportamentos para se destacar no mercado e alcançar sua autonomia financeira. Não é fácil estar à frente de um negócio e ser o responsável por tomar decisões importantes, por isso é importante alguns conhecimentos administrativos para o seu negócio alavancar. 

Além disso, há características como liderança, perseverança e responsabilidade que colaboram para uma boa performance no mundo dos negócios, afinal a personalidade e o comportamento são fatores importantes que determinam o sucesso no mercado. Confira algumas dicas para ter um bom empreendimento:

 

  • Estude o mercado; 
  • Busque especializações;
  • Seja inovador;
  • Automatize processos;
  • Formalize a empresa;
  • Tenha controle financeiro;
  • Tenha um bom networking.

 

Esses aspectos vão ajudar muito para o seu desenvolvimento no mercado, já que são passos importantes para aqueles que estão entrando no mundo dos negócios.

Vantagens de empreender 

Ter o próprio negócio traz vários benefícios e livra de passar por diversas situações desconfortáveis quando é apenas um colaborador de uma empresa. Uma das situações que são evitadas é a demissão, sendo o dono do próprio negócio não tem o risco de ser demitido. Além disso, não vai precisar estar sob a autoridade e supervisão de um chefe.

Com o seu próprio negócio você tem autonomia para ousar e inovar, já que não estará totalmente sob pressão de acertar e não cometer nenhum deslize. Não há dúvidas que a CLT traz algumas restrições, uma delas é a jornada de trabalho, seu tempo é comprometido para está de acordo com o tempo da empresa e quando empreende quem decide o seu horário de trabalho e descanso é você mesmo.

Outro fator vantajoso é o financeiro, empreender traz a possibilidade de ganhar mais, se você estiver aplicando bem suas finanças e o seu negócio esteja alavancando. E o bom é que não há idade certa para empreender, então qualquer pessoa que busque conhecimentos e habilidades nesse campo pode se tornar um empreendedor de sucesso.

Vantagens e desvantagens de empreender


Desvantagens de empreender

Empreender não tem somente vantagens, há alguns riscos que quem está nessa prática vai vivenciar. Um deles é o financeiro, para abrir um negócio é preciso um investimento inicial que pode não retornar rapidamente, em alguns casos demora para receber um retorno do dinheiro aplicado. 

Além disso, acaba sendo oscilante o valor que o empreendedor vai receber por mês, já que não vai ter um salário fixo, será de acordo com o lucro ganho no mês, em alguns meses o lucro pode ser bom e em outro não tanto. Para aquelas pessoas que gostam de estabilidade, tem dificuldade de se acostumar com essa situação. 

O empreendedor é o seu próprio chefe, então é da sua responsabilidade resolver toda parte burocrática, manter os funcionários motivados, encontrar meios para o seu desenvolvimento no mercado e tudo isso pode gerar uma sobrecarga. Por isso, é importante saber delegar funções para saber quais são as atividades que necessitam mais de sua atenção e assim vai poupar energia e conseguirá dar o seu melhor no que for fazer. 

Hoje em dia muitas pessoas têm o desejo de empreender para ter autonomia, no entanto o empreendimento é algo inconstante já que o mercado constantemente vai inovando e modificando e é fundamental buscar estratégias para acompanhar e não ficar para trás. 

Dessa forma, empreender requer muito esforço, atenção e dedicação para que de fato possa crescer e não ser obrigado a fechar o negócio.

3 empreendimentos em alta

Há algumas formas de empreendimento que estão ganhando cada vez mais alcance no mercado e trazendo um bom retorno para os seus investidores. Conheça alguns dos melhores nichos de empreendimento:

 

  • E-commerce (loja virtual): O meio digital ao decorrer do tempo torna-se cada vez mais influente na vida das pessoas e é um excelente campo para o investimento, já que vários tipos de públicos podem ser alcançados nele. Muitos empreendedores estão optando por lojas virtuais, ao invés das físicas, uma forma de diminuir gastos e de alcançar um público maior;
  • Serviços: Muitos profissionais especializados em alguma área pode empreender através do oferecimento dos seus serviços através de consultorias e treinamentos;
  • Infoprodutos: Também utilizando do meio digital para sua propagação, aqueles que têm afinidade e conhecimento com determinado assunto podem promover cursos e livros, sendo uma boa forma de empreendimento e que ao decorrer do tempo ganha mais destaque no mercado.

 

Não importa qual o meio que você vai investir o importante é encontrar estratégias de crescimento, sempre está constantemente buscando inovação e não se manter estagnado no mercado, pois a todo tempo novas informações e produtos estão surgindo.