Case Google

CASE ENIAC: EDUCAÇÃO DISRUPTIVA

Em 2015 o Eniac aderiu ao Google for Education em busca de uma tecnologia que pudesse apoiar as inovações educacionais que a instituição estava implementando e simplificar a gestão tecnológica e acadêmica da escola. Com metas ambiciosas, um projeto dinâmico e resultados surpreendentes, o Eniac encontrou na solução educacional do Google um poderoso aliado das inovações em sala de aula e ferramentas que ampliam o horizonte de possibilidades para evoluir os processos de aprendizagem e o engajamento estudantil.

SOBRE O ENIAC

Em 1985, o ENIAC foi a primeira escola do Brasil a colocar microcomputadores dentro da sala de aula. Há 30 anos o Colégio e Centro Universitário Eniacc inova e investe em tecnologia para formar os melhores profissionais e garantir um aprendizado motivador, atualizado com o mundo contemporâneo e alinhado com as expectativas do mercado. Todo esse investimento e dedicação tem como recompensa o reconhecimento do mercado, das instituições e da sociedade.

O Google for Education é uma solução tecnológica e educacional que une ferramentas, aplicativos e dispositivos com o objetivo de engajar professores e estudantes em todos os tipos de atividades educacionais.

Ela tem como objetivo simplificar e tornar atrativo o uso de tecnologias educacionais em sala de aula.

Através de ferramentas como o Google Classroom, que facilita a distribuição de tarefas, a criação de turmas e o feedback docente, e de dispositivos como os Chromebooks, que colocam os estudantes como protagonistas de seu aprendizado, o Google for Education ajuda instituições de ensino e professores a transformar a sala de aula e o processo educacional.

QUAIS ERAM AS METAS?

Melhorar o engajamento e a motivação dos estudantes dentro e fora da sala de aula.

Apoiar a implementação e o uso de metodologias inovadoras de aprendizagem.

Simplificar a gestão acadêmica e educacional e diminuir os problemas relacionados a TI.

RESULTADOS

Opinião dos Estudantes (220 estudantes entrevistados)

Consideram esse novo ambiente de aprendizagem perfeito ou muito bom.

Consideram que com esse novo jeito de aprender aprendem mais e de forma mais alinhada com seu dia-a-dia.

Departamento de TI (Tecnologia da Informação)

Redução do tempo da TI dedicado a manutenção e instalação de máquinas.

Redução do tempo da TI dedicado a suporte técnico.

Para a Instituição

Na adoção dos Chromebooks + Classroom:

✓ Redução dos custos de infraestrutura de TI ligados a datacenter e pessoal técnico.

✓ Redução dos custos de compra de licenças de software e sistema operacional.

✓ Redução significativa nos custo de investimento em novas maquinas.

PRÓXIMOS PASSOS

A partir dos resultados positivos, o próximo desafio do Eniac é desenvolver uma modalidade de Graduação 100% híbrida, em que os estudantes participam diariamente de oficinas que utilizam os Chromebooks para trabalhar atividades, em grupo ou individualmente com o apoio do Google Classroom, ao invés de participarem de aulas expositivas presencialmente.

O Centro Universitário Eniac intitulou essa modalidade de Eniac Flexível.

Nela os estudantes poderão, diariamente, escolher se vão participar das oficinas presenciais ou desenvolver as atividades online. No primeiro semestre do modulo, comum a todos os cursos, os estudantes serão desafiados a conhecer e utilizar todos os aplicativos da Google for Education.