CPA - Comissão Própria de Avaliação


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Apresentação


A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC é uma organização independente formada por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária (alunos, professores e funcionários) e também da sociedade civil organizada, que têm interesses comuns e legítimos na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição

A organização da CPA obedece a um regimento regulado pelo Conselho Acadêmico da instituição o qual estabelece diretrizes para a quantidade de membros, forma de composição, duração de mandato e dinâmica de funcionamento. A CPA do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC é prioritariamente composta por pessoas engajadas na missão da instituição e capazes de interagir construtivamente no processo de autoavaliação.

É através do processo de autoavaliação que o CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC constrói conhecimento sobre sua realidade e busca compreender o significado das suas atividades para as partes interessadas (alunos, professores, colaboradores, comunidade etc). Para isso sistematiza informações e analisa suas realizações a fim de melhorar a qualidade dos seus serviços e desvendar melhores formas de organização, administração e gestão, bem como estabelecer estratégias para alcançar maior relevância social.

Uma das ações da CPA é realizar periodicamente pesquisas junto aos alunos, professores e colaboradores para aferir a qualidade do ensino bem como a percepção do ambiente de trabalho. Muitas das melhorias que o CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC implementa nos seus cursos, infraestrutura e serviços são resultado da colaboração da CPA e da contribuição dos alunos nas pesquisas de qualidade.

A participação dos alunos ocorre através dos vários canais de comunicação existentes na instituição, dentre eles o Chat, o Portal Acadêmico, a Ouvidoria Institucional e, principalmente, por meio de encontros com representantes de sala.

A CPA do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC existe desde 2004 e anualmente produz o Relatório de Autoavaliação Institucional que expressa o resultado do processo de discussão, análise e interpretação dos dados advindos das pesquisas realizadas, bem como da avaliação dos cursos e desempenho dos estudantes, além de sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.

“O Eniac sempre fez da autoavaliação um importante instrumento de gestão e melhoria da qualidade. Em 1994 implantamos o nosso primeiro programa de qualidade total e pouco tempo depois fomos a primeira instituição do Brasil a ter um sistema da qualidade com certificação internacional ISO 9001. Com o advento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004 constituímos a nossa CPA e desde então a autoavaliação se consolidou na nossa instituição como uma ferramenta de análise crítica da qualidade e aperfeiçoamento dos processos, coletando e fornecendo dados e informações que subsidiam muitas das decisões dos gestores e da direção, além de fomentar reflexões que ajudam a entender, cada vez mais, as expectativas dos nossos alunos, da comunidade e do mercado de trabalho.” RUY GUÉRIOS, REITOR.