A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC é uma organização
independente formada por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária
(alunos, professores e funcionários) e também da sociedade civil organizada, que têm interesses comuns
e legítimos na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição
A organização da CPA obedece a um regimento regulado pelo Conselho Acadêmico da instituição
o qual estabelece diretrizes para a quantidade de membros, forma de composição, duração de mandato
e dinâmica de funcionamento. A CPA do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC é prioritariamente
composta por pessoas engajadas na missão da instituição e capazes de interagir construtivamente no
processo de autoavaliação.
É através do processo de autoavaliação que o CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC constrói
conhecimento sobre sua realidade e busca compreender o significado das suas atividades para as partes
interessadas (alunos, professores, colaboradores, comunidade etc). Para isso sistematiza informações e
analisa suas realizações a fim de melhorar a qualidade dos seus serviços e desvendar melhores formas de
organização, administração e gestão, bem como estabelecer estratégias para alcançar maior relevância social.
Uma das ações da CPA é realizar periodicamente pesquisas junto aos alunos, professores e colaboradores
para aferir a qualidade do ensino bem como a percepção do ambiente de trabalho. Muitas das melhorias
que o CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC implementa nos seus cursos, infraestrutura e serviços
são resultado da colaboração da CPA e da contribuição dos alunos nas pesquisas de qualidade.
A participação dos alunos ocorre através dos vários canais de comunicação existentes na instituição,
dentre eles o Chat, o Portal Acadêmico, a Ouvidoria Institucional e, principalmente, por meio de encontros
com representantes de sala.
A CPA do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE EXCELÊNCIA ENIAC existe desde 2004 e anualmente produz o Relatório
de Autoavaliação Institucional que expressa o resultado do processo de discussão, análise e
interpretação dos dados advindos das pesquisas realizadas, bem como da avaliação dos cursos e
desempenho dos estudantes, além de sugestões para ações de natureza administrativa, política,
pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
“O Eniac sempre fez da autoavaliação um importante instrumento de gestão e melhoria da qualidade.
Em 1994 implantamos o nosso primeiro programa de qualidade total e pouco tempo depois fomos a primeira
instituição do Brasil a ter um sistema da qualidade com certificação internacional ISO 9001. Com o
advento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004 constituímos a nossa
CPA e desde então a autoavaliação se consolidou na nossa instituição como uma ferramenta de análise
crítica da qualidade e aperfeiçoamento dos processos, coletando e fornecendo dados e informações que
subsidiam muitas das decisões dos gestores e da direção, além de fomentar reflexões que ajudam a entender,
cada vez mais, as expectativas dos nossos alunos, da comunidade e do mercado de trabalho.” RUY GUÉRIOS,
REITOR.