Cronograma de estudos:

Se você vai fazer as famosas provas de vestibulares, como o ENEM, uma das suas maiores preocupações é em como se organizar para estudar as matérias. Disciplinas nos estudos é essencial, mas nem sempre sabemos como chegar lá, como adequar os horários de estudos a sua rotina, as matérias que exigem mais tempo, dentre outros. Apenas isso já pode tirar o seu foco e influenciar no seu desempenho para estudos.

IMG_6311

Receba nosso conteúdo exclusivo!

O cronograma de estudos entra aí, sendo recomendado por especialistas da área de educação como uma estratégia para administrar o precioso período de estudo, até mesmo como uma forma de se sentir mais organizado, potencializar o aprendizado e por consequência ser mais confiante ao estudar. O cronograma de estudos é, basicamente, um planejamento para o estudante que organiza os horários para todo o conteúdo de estudo necessário da maneira mais eficiente possível. Ele deve se adequar com a realidade de cada estudante, como o ritmo de ensino e tempo livre para estudos, para seguir uma rotina que você se sinta preparado para alcançar os objetivos finais do plano de estudo.

Fomos atrás de uma opinião de um estudante universitário, que já passou pelas experiências de ensino médio e vestibulares: 

"Eu costumo tirar meu tempo livre depois da aula para revisar o conteúdo e reforçar quando tenho dificuldade. Particularmente também procuro sites e artigos da das matérias que eu tenho afinidade para não deixar lacunas.

Também uso esse tempo para buscar outras pessoas que sabem sobre o assunto e conversar. Além de usar as grades dos semestres passados para revisão."
_MG_6259

Ao montar um cronograma, você precisa seguir alguns conceitos que, ao mesmo tempo, vão te mostrar como ele te ajuda:

  • Ao montar o cronograma de estudo, pense em administrar seu tempo:
Mesmo que você prolongue seus estudos por 10 horas seguidas, talvez seu cérebro não consiga absorver bem por falta de descanso, e isso pode até interferir no seu desempenho no vestibular. Ou então, pode ser que seu caso seja ter pouco tempo e não saber se é possível estudar o suficiente. Ao administrar o seu tempo, você potencializa o seu aprendizado, e você pode atingir isso montando um cronograma organizado de acordo com o seu tempo.
  • Não se esqueça das suas prioridades no seu cronograma

Se seu caso for de alguém com bastante tempo para estudo, distribua suas horas priorizando suas prioridades, podendo ser aquela matéria difícil de entrar na cabeça, ou aquela que tem mais questões no vestibular. Porém, se você é uma pessoa que não tem muito tempo livre, escolha as matérias mais difíceis pra você, e invista nelas para tentar equilibrar seu estudo. O cronograma pode abrigar soluções para ambas as realidades.

  •  Tenha cuidado com o material de estudo que você usa. 

Não se esqueça que, o estudo depois do horário de aula, não pode ser um estudo por qualquer fonte. Por isso, use das grades e das matérias que os professores passam em classe para o estudo extra. No caso de alunos do pré-vestibular ENIAC, já recebem esse conteúdo tanto durante o período de estudo da manhã, quanto à tarde.

Para potencializar a eficiência dos estudos no seu cérebro, durante o tempo livre você pode fazer alguns simulados disponíveis online para por seu aprendizado a prova. Também é possível ter acesso a edições passadas do Enem, da Fuvest e outros vestibulares.

Outra alternativa é fazer esses simulados depois de já ter estudado e revisado toda a matéria, caso você tenha começado os estudos com tempo de sobra.

É bom ressaltar que, um cronograma de estudos pode ser usado tanto no estudo em casa como no seu tempo livre após um curso pré-vestibular. Entretanto, ele pode ser ajustável com as suas preferências quando o estudo é totalmente em casa, enquanto durante um cursinho, seu cronograma deve seguir uma ordem compatível aos estudos em sala de aula.

Mas qual a diferença entre as categorias de estudos?

Quando você estuda em um curso preparatório, como o pré-vestibular ENIAC, normalmente seus professores já estarão preparados para guiar seus estudos com objetividade, para que sejam efetivos e você passe na prova. Ou seja, quando você tem o acompanhamento de um profissional da educação, você não só pode tirar suas dúvidas em um plantão como terá seus estudos direcionados especificamente para os vestibulares.

Já os estudos domiciliares, são aqueles estudos administrados pelos estudantes, após os estudos na sua escola, normalmente estes se aplicam um pouco mais aos estudos, criando cronogramas próprios e se organizando por si mesmos, sem nenhum auxílio de especialistas ou supervisão de professores, assim correm o risco de estudar o que não irá cair no vestibular, apenas prejudicando seu desenvolvimento e resultados. Por isso o ENIAC se movimentou para criar um cronograma que facilitará todo esse processo e não permite com que o vestibulando se perca nos estudos extracurriculares.

Agora que você já sabe como montar o cronograma de estudo ideal para você, temos um molde para você, já programado com uma sequência de estudos, contendo as principais matérias que caem nos vestibulares. Preencha o nosso formulário para receber o cronograma de estudos no seu email. Depois crie uma cópia e edite, organizando de acordo com suas preferências.