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DURAÇÃO

5 anos (10 semestres)

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MODALIDADE

Presencial

Híbrido

EAD

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TURNOS

M - 07h15 às 09h15
N1 - 17h55 às 19h55
N2 - 20h00 às 22h00

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E-BOOK SOBRE O CURSO

E-book

Como é o curso de Engenharia da Computação

A graduação de Engenharia da Computação é segmentada em 10 períodos, podendo ser concluída em 5 anos, geralmente.

O bacharelado, sendo da área de engenharia, possui várias matérias da área das exatas, que são fundamentais para o desenvolvimento profissional dessa área. As matérias básicas irão complementar o conhecimento que o estudante tem sobre operações matemáticas e a área das ciências da natureza. Dentre as matérias iniciais, estão: Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia, Cálculo I e Introdução à Engenharia. 

Após criar uma base firme sobre os conceitos básicos, o discente se aprofunda no mundo da engenharia da computação. As matérias auxiliam o aluno a expandir seus conhecimentos sobre os computadores, deixando de lado o conceito de ser apenas uma máquina para entretenimento e trabalho digital. Em meio as matérias, estão: Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software e Resistência dos Materiais.

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O mercado de trabalho para Engenharia da Computação

O mercado de trabalho para a engenharia da computação está em crescimento, pois surgem novas tecnologias diariamente. O engenheiro desta área tem uma gama de oportunidades para trabalhar, pois a tecnologia é utilizada em praticamente todos os ambientes de trabalho e serviço.

Quanto ganha um  Engenheiro de Computação

De acordo com o site Vagas.com.br, o engenheiro de computação se inicia ganhando R$4.211,00 de salário e pode vir a ganhar até R$8.052,00. A média salarial para Engenheiro de Computação no Brasil é de R$6.526,00. 

A formação mais comum é de Graduação em Engenharia da Computação. As especialidades com os melhores salários são Engenheiro de Equipamentos em Computação, Engenheiros de Sistemas Operacionais em Computação e Engenheiro de Aplicativos em Computação.

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Áreas de atuação para Engenharia da Computação

Engenharia de Hardware
Um hardware bem estruturado é fundamental para o funcionamento de um computador. Essa parte funciona como um mediador entre o sistema operacional e quem o controla, pois é a parte material da máquina e será a base para o desenvolvimento das funções digitais do computador.

Logo, o engenheiro de computação será responsável por criar e aprimorar essa parte física dos computadores, através da implementação de chips, teclados, memória e outros chamados widgets, que complementam a maquinaria. Eles podem participar de todo o processo da criação do hardware, desde a fase de projeto até os testes de qualidade.


Controle e Automação
A indústria foi uma das principais beneficiadas com o avanço tecnológico. Esse setor da economia se tornou mais rápido, eficaz e lucrativo com a implementação de computadores para facilitar a produção. 

O engenheiro que atua nessa área, desenvolve aparelhos e robôs que auxiliam na fabricação dos produtos industriais. Eles são partícipes em todo o processo de produção dessas máquinas e também na manutenção.

Engenharia de Firmware
Firmware é o termo usado para definir as interações básicas entre o software e o hardware. É por meio desse software que as principais manutenções são feitas no aparelho. Um exemplo básico é a interação do sistema operacional de um smartphone e as interações com o seu hardware. 

O engenheiro de computação pode atuar criando tanto o hardware quanto o software e promover essa interação, gerando os firmwares. Esse profissional é um importante mediador entre o homem e a máquina, pois o consumidor final de ambos os produtos se beneficiará do trabalho que o engenheiro teve. 

Suporte Técnico
Por trabalhar no processo de criação e montagem dos computadores, uma das áreas da  engenharia da computação consiste na prestação de serviço quando algo acontece com a maquinaria. Ele atua na assistência também da programação da máquina, caso ocorra um erro de firmware ou software também.

Esse profissional poderá atuar em diversas empresas e instituições responsáveis por manutenção técnica, mas também podem ser contratados pelo próprio local que receberá sua mão de obra.

Desenvolvimento de Aplicativos
Os aplicativos de celular fazem parte do dia a dia sendo auxiliadores de tarefas e meios de entretenimento e comunicação das pessoas. Vários profissionais estão aptos a desenvolver esses aplicativos, inclusive o engenheiro da computação.

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Como é a grade curricular do curso de 

Engenharia da Computação do Eniac

*Matriz curricular sujeita a alterações

Comunicação
Desenvolvimento de Carreiras
Matemática
Oficina de Competências Profissionais - Informática e TI
Oficina de Desenvolvimento de Habilidades Básicas
Projeto de Empreendedorismo
Tecnologia

Banco de Dados com
Linguagem C
Linguagem Python
Negócios em TI - Canvas
Projeto Integrador - Web Standards
Tecnologia WEB - HTML 5, CSS e Java Script Tópicos Especiais em Web Standards

Gerenciamento de Projetos
Metodologia Ágeis
Modelagem de Projetos com UML
Programação Orientada a Objeto - Java
Programação para Dispositivo Android
Projeto Integrador - App Developer
Tópicos Especiais em App Developer

Banco de Dados com NoSQL
Ferramentas Web - XML, Ajax e Json
Framework Angular
Layout para Web - Wireframe, UX e BootStrap
Linguagem C Avançado
Projeto Integrador - Web Services
Tópicos Especiais em Web Services

Construção de Requisitos
Ferramentas para Desenvolvimento Gráfico
Game Engine 2D
Game Engine Unity - Realidade Aumentada
Linguagem C#
Projeto Integrador - Game Making Software
Tópicos Especiais em Game Making Software

BI e Big Data
Conexões de Dispositivos em Nuvem
IA com Phyton
Lógica Fuzzy e Redes Neurais
Machine Learning
Projeto Integrador: Cloud Computing
Tópicos Especiais em Cloud Computing

Energias Renováveis
Modelagem e Solução de Problemas
Mundo 4.0 e Inovação
Projeto em Energias Renováveis e Sustentabilidade Sustentabilidade Socioambiental
Tecnologia Gráfica
Tópicos Especiais em Energias Renováveis e Sustentabilidade

Álgebra e Cálculo Vetorial
Cálculo Integral
Engenharia Ambiental
Física: Cinemática e Dinâmica
Projeto Integrador Científico I
Química Tecnológica
Tópicos Especiais em Científico I

Cálculo: Equações Diferenciais
Ciência dos Materiais
Fenômenos de Transporte
Física: Ondulatória e Óptica
Metodologia do Trabalho Científico / TCC
Projeto Integrador Científico II
Tópicos Especiais em Científico II

Atividades Complementares
Cidadania e Ética
Economia para Engenharia
Estágio Supervisionado - Informática e TI
Práticas Profissionais - Informática e TI
Sistemas de Controle
Sistemas Flexíveis de Manufatura
Trabalho de Conclusão de Curso

PRINCIPAIS
DIFERENCIAIS

Empregos
do Futuro

Aqui você encontra uma agência de empregos dentro do Centro Universitário que corre atrás de vagas para você.

Horários
Flexíveis

Focados em economizar seu tempo e melhorar seu aprendizado, as aulas têm duração de 2h por dia, com 100% de aproveitamento.

Fab
Lab

Laboratório de desenvolvimento da nossa Cultura Maker (mão na massa), onde são realizados protótipos com impressora 3D e corte a laser.

Planta
Indústria 4.0

O primeiro Centro Universitário do Brasil a ter uma planta da indústria 4.0.

Ecossistema de
Inovação

Espaço disponível para os alunos acessarem os computadores ou nosso acervo de livros selecionados.

Professores e
Coordenadores

Aprenda com profissionais que propõem desafios reais durante as aulas e prepare-se de verdade para o mercado.

INSCREVA-SE
NO ENIAC

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