Gerenciador de Estudos
O que é estudar no Eniac?

Projetos

 

No ENIAC, tudo que você aprende é na prática. Buscamos no mundo e no mercado situações reais para que você desenvolva soluções e tenha experiência nos processos que encontrará em sua área. Para isso, temos projetos em diversos segmentos. Confira mais detalhes de cada um deles: 

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Carreiras

 

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O Projeto Carreiras é o resultado da parceria entre o ENIAC, Agência Empregos do Eniac e a startup CMOV, e é oferecido aos alunos como uma disciplina no módulo inicial. Conheça os 6 Cs, o passo a passo do projeto:

C1 - Carreira
Definir e validar seu perfil profissional + motivações + pontos fortes + metas de carreira (onde quero chegar)
C2 - Competências Comportamentais
Definir as competências requeridas para seu perfil profissional e valorizadas pelo mercado de trabalho (onde estou agora)
C3 - Capacitação
Criar plano de desenvolvimento + realizar ações de capacitação + buscar experiências necessárias para reduzir os gaps de competência (como chegar lá)
C4 - Currículo
Criar propaganda rápida e atrativa da minha história (CV + LinkedIn): realizações + aspirações + competências + experiências (quem eu sou)
C5 - Conexão
Construir, manter e gerenciar rede genuína de relacionamento profissional - Networking - ao longo da carreira (dar para receber)
C6 - Comunicação
Praticar muito e preparar-se para as conversas sobre oportunidades profissionais: Entrevistas de emprego/estágio, eventos, etc. (comunicar para conquistar)

 

Empreendedorismo

 

Este é Projeto Integrador do Módulo Básico (se ainda não viu o que é o Projeto Integrador, ao final da página há mais informações) e foi desenvolvido para te ajudar a entender como funcionarão os demais projetos daqui para frente e também para te dar base empreendedora.

 

O que vou aprender?

 

Com este projeto você irá fazer o planejamento e criação da sua Startup, com a possibilidade de inseri-la na Incubadora do ENIAC, dentro do Centro de Inovação.

 

A ideia aqui é fazer com que você crie uma nova oportunidade de negócio escalável, resolvendo problemas e demandas reais, podendo atuar com qualquer um dos 4 pilares que identificamos como essenciais para o mundo nos próximos anos:

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1 -Empreendedorismo Social

É uma forma de empreendedorismo que tem como objetivo principal produzir bens e serviços que beneficiem a sociedade local e global, com foco nos problemas sociais e na sociedade que os enfrenta mais proximamente.

2 - ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

3 - ASG

É um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. O termo ASG tem sido usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade - e não apenas com o lucro.

4 - Empresas Tipo B

São aquelas que usam seus negócios para o desenvolvimento de comunidades e para a redução da pobreza, além disso busca também soluções para os problemas climáticos.


 

 

Nossos alunos também irão realizar o levantamento de dados, informações e oportunidades do mercado, analisando as necessidades e tendências, para a formulação de hipóteses, um produto ou serviço, e validação de suas aplicabilidades. Descrever as etapas de construção do projeto, traduzindo e ilustrando todas as necessidades e propostas de soluções criando uma empresa. Apresentar a validação e interpretação dos problemas detectados, propondo soluções, ilustrando os resultados obtidos através de uma apresentação curta (pitch) como produto final do projeto.

 

Comatec

 

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As 3 competências essenciais no mercado de trabalho hoje são a Comunicação, a Matemática e a fluência em Tecnologia. Por isso criamos as Oficinas CoMaTec (Comunicação, Matemática e Tecnologia) onde nossos alunos são também introduzidos a metodologias inovadoras de ensino, como o PBL (Problem Based Learning - aprendizagem voltada para resolução de problemas), Peer Instruction (onde alunos instruem uns aos outros) e a Gamificação (uso de dinâmicas de jogos para engajar os alunos, resolvendo problemas e melhorando o aprendizado) criando desta forma um ambiente ideal para que o aluno tenha um processo de aprendizagem ativo.

O time do CoMaTec se organiza em duas frentes: uma é responsável pelas oficinas mensais e obrigatórias para alunos dos módulos básicos e outra frente que se ocupa do desenvolvimento de projetos que versem as referidas três áreas para alunos veteranos.

 

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Oficinas de Matemática

Visando problemas e situações do mundo real, as oficinas de matemática têm o objetivo de despertar nos alunos a importância do raciocínio lógico. A intenção é solidificar as bases matemáticas para que o aluno consiga ter uma experiência positiva nas outras disciplinas, que - de alguma forma - estão relacionadas à matemática. Oficinas de matemática, exercícios, games, portfólios, tudo assistido por um time de especialistas focados na melhor forma de traduzir a importância da matemática para vida acadêmica e profissional do aluno.

 

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Oficina de Comunicação

Hoje em dia, não basta ser um aluno que compreende bem o conteúdo. Um sujeito social ativo é marcado por sua capacidade de absorver e distribuir informações. Em qualquer área do mercado de trabalho, a comunicação assertiva, bem como a boa interpretação de textos são competências que geram diferenciais competitivos. As oficinas de comunicação estão focadas em preparar os alunos para se comunicarem e para interagirem com as diferentes maneiras de receberem informações.

 

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Oficina de Tecnologia

Além de saber se comunicar e ter raciocínio lógico, é determinante para o sucesso acadêmico e profissional de qualquer pessoa o domínio de fundamentos da tecnologia. Por isso, no primeiro semestre do seu curso no Eniac, também reservamos espaço para que nossos alunos desenvolvam proficiência básica que certamente fazem a diferença nas atividades de todas as outras disciplinas.

 

 

Oficinas de Competências Profissionais

 

Nestas oficinas, oferecidas como disciplina obrigatória do módulo básico, os alunos terão o primeiro contato com a área do curso escolhido. Junto aos colegas e apoiado por mentores, os alunos terão que resolver desafios relacionados a uma situação prática. Desta forma, inicia-se uma jornada de desenvolvimento das competências e habilidades profissionais que será complementada ao longo do curso. Tudo com foco na experiência dos alunos, com desafios voltados para suas áreas de especialização específicas.

 

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Gestão e
Negócios


O desafio é desenvolver um produto (aplicativo) que atenda a necessidades tanto de comerciantes locais de aumentarem o seu alcance e aumentar também o seu público consumidor, quanto a necessidade de consumidores que buscam comprar de negócios locais devido à facilidade e ao distanciamento social. Para esse desenvolvimento, ferramentas online como Fábrica de Aplicativos e ferramentas Google podem ser utilizadas.

 

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Tecnologia da
Informação


Aqui, o desafio é elaborar um painel de controle (dashboard operacional) para monitorar os atendimentos das solicitações de serviços de um setor de TI - Service Desk, facilitando o entendimento de serviços em atrasos, pendentes ou a realizar, a partir da integração de dados coletados através de formulários e gerenciados por meio de ferramentas Google.

 

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Saúde e
Esportes


A escola de saúde e esportes traz o desafio de os alunos criarem programas e ações que diminuam - e/ou acabem com - a obesidade (doença crônica não transmissível) de acordo com a ODS3 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), através de propostas que melhorem a saúde e o bem estar da população definida de acordo com as políticas Nacionais de Saúde.

 

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Educação


Na escola de Educação, o desafio é elaborar uma atividade maker com alunos da educação infantil, que possa ser desenvolvida no ensino presencial e remoto, articulada à linguagem matemática e à sustentabilidade. Será elaborado um jogo matemático com material reciclado e aplicá-lo com crianças de uma instituição escolar escolhida para o desenvolvimento da atividade.

 

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Indústria


O time da Escola de Indústria, montou o desafio de se construir um gerador de pequeno porte utilizando fontes de energias limpas e que seja facilmente replicado com materiais fácil acesso. O gerador deve ser capaz de carregar um celular e acender lâmpadas led.

 

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Construção


Será elaborado um caderno “portfólio” com diversos tipos de desenhos (observação, expressão, paisagens, perspectivas) realizados durante saídas e visitas técnicas, bem como ter contato com os materiais e técnicas de desenho.

 

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Direito


Será realizada uma análise de duas jurisprudências do Tribunal de Justiça de São Paulo que abordaram o tema negócio jurídico, e os alunos terão que criar um parecer jurídico que apresentará as diferenças entre negócio jurídico anulável e nulo.

 

 

Projeto Integrador

 

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Em cada módulo que cursar, você será desafiado a montar um projeto para fornecer soluções ou melhorias para uma empresa real. O primeiro Projeto Integrador é o de Empreendedorismo (como descrito acima, pertencente ao Módulo Básico). Durante o desenvolvimento deste projeto, você aplicará o que está aprendendo nas  disciplinas de seu módulo e também fará a documentação de todo o processo científico, aprendendo a trabalhar também com projetos acadêmicos.

Você contará com a orientação dos professores e passará por duas etapas de apresentação, que chamamos de Banca de Avaliação. Em cada uma delas, você explicará o seu projeto, que será avaliado por professores e profissionais de mercado.