logos_eniac_colegio_branco
Potencialize seus estudos! (2)
Introdução

Quando começar a estudar para aquelas provas difíceis dos vestibulares, é necessária muita disciplina e concentração para que o aprendizado seja efetivo. Mas, mesmo em situações como essa, de concentração máxima e foco, existem algumas válvulas de escape para te ajudar. Reunimos essas dicas para você, boa leitura, aproveite e bom aprendizado!

IMG_5793

As principais dicas que traremos aqui envolvem o comportamento pessoal do estudante

🩺 Cuidados Pessoais

É de grande importância, principalmente em momentos de concentração e dedicação, lembrar de si mesmo e deixar por alguns minutos o grande objetivo de lado. Por mais que você queira mudar, sair da procrastinação, focar em estudar e tirar uma boa nota nos vestibulares, é sempre importante lembrar de cuidar do resto do corpo, não só do cérebro.

  • Alimentação: por ficar muito tempo sentado, exercitando apenas a mente, é essencial comer bem. Busque mudar seus hábitos alimentícios para os mais saudáveis possíveis, para poder ter mais energia e não prejudicar sua imunidade. Além disso, é claro, não pule refeições em troca de mais horas para estudar. De acordo com Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), cada pessoa precisa fazer reposição de macros e micronutrientes diariamente, e as consequências de mudar hábitos que podem atrapalhar essa reposição, são ganho de peso e sobrecarrega no estômago durante o processo digestivo.
  • Higiene: também é claro que, antes e após cada refeição, você deve higienizar as mãos, afinal vivemos um novo normal atualmente. Mas não pare por aí, nunca deixe de tomar banho, trocar de roupas e manter o ambiente onde estuda limpo. Todas essas coisas influenciam na sua saúde, e se estiver incapacitado por alguma infecção, não poderá estudar. Portanto, não se esqueça de ser bem organizado para manter o ambiente limpo.

🛏 Descanso

Afinal, qual a importância do descanso para melhorar meu potencial? A falta de descanso afetará diretamente relações pessoais, saúde, emprego e não seria diferente na hora de estudar. O descanso após fazer um trabalho desgastante é necessário para relaxar os músculos do corpo, manter a mente equilibrada e também fortalece a imunidade, além de fazer com que a oxigenação no sangue aumente, diminuindo a tensão nos braços e pernas, gerando prazer na pausa das atividades estressantes ou que exigem concentração.

  • Sono: O sono é importantíssimo para o processo de aprendizagem, pois o momento em que o conteúdo que você aprendeu são fixados em sua mente é durante o sono. Dormir pouco ou mal implica diretamente na sua memória, criatividade, equilíbrio e capacidade de absorver novos conteúdos, segundo Alan Luiz Eckeli, médico especialista em Medicina do Sono, portanto durma no mínimo 8 horas! Não debilite sua saúde, você depende dela para potencializar os resultados do seu  e poder prestar os vestibulares com confiança.

🧩 Lazer

O lazer importa para a sua nota do vestibular, “Como vencer a maratona dos concursos públicos” é um livro de Lia Salgado, que expõe como coisas simples podem potencializar o desenvolvimento, como um passeio entre amigos num sábado, rir alto, fazer coisas que te entretenha. Ela indica também tirar os sábados para um total descanso mental, colocando na sua rotina o “tempo de viver”, é muito bom para o espairecer e também faz com que o aluno foque mais nos dias destinados a estudar.

  • Atividades físicas: As atividades físicas são muito úteis também para um maior aproveitamento nos estudos, mantendo seu corpo em movimento diariamente melhora o desempenho de concentração, vivência em sociedade, a confiança em si próprio e os exercícios também previnem doenças e estimulam o sistema imunológico. Para entender melhor isso, é preciso entender sobre o processo de aprendizado, que envolve muita dedicação e capacidade cognitiva, que por sua vez demandam energia. A energia do corpo humano é produzida pelas mitocôndrias, logo, quanto mais você tiver, mais energia vai ter. E os exercícios físicos aumentam o número e a qualidade das mitocôndrias presentes no seu corpo, fazendo com que você tenha mais energia e possa usá-la para potencializar a absorção do conteúdo estudado.

📚 Aumente o rendimento do Estudo

Agora que você já sabe como sua vida pessoal pode ajudar nos seus aprendizados, vamos mudar um pouco o foco para o lado estudantil. Quais hábitos devem-se mudar ou melhorar para potencializar seus estudos?

  • Local de estudo: O ambiente de estudos é o local que o aluno mais ficará nesse tempo “Longe do mundo”, portanto manter o seu quarto ou escritório arrumado e visualmente agradável é essencial para não perder a concentração. Outra coisa muito indicada é desligar todos os eletrônicos que possam desviar a sua atenção, ou tirá-los do recinto, leve uma garrafa d’água juntamente para não perder tempo de estudo indo à cozinha!

    Lembre-se, um local saudável gera um estudo saudável, então mantenha-o limpo.
  • Objetividade: Além de tudo isso, busque ajuda de um professor, mesmo que você esteja estudando em casa, afinal, eles são quem melhor sabe as matérias que mais podem cair nos vestibulares de cada matéria e possíveis temas de redação. Por isso, peça para um professor te orientar para você estudar as matérias com mais precisão para mudar efetivamente os seus resultados e potencializar o seu aprendizado.
  • Organização: Você também deve lembrar de manter horários destinados a estudar organizados, planejar sua semana e você até pode usar nosso cronograma de estudos para te auxiliar. O importante é que você mantenha sua organização para potencializar os resultados do seu tempo ao estudar. Além disso, não se esqueça de priorizar suas dúvidas e matérias com dificuldades e não se esqueça de ler os livros que mais caem nos vestibulares. Isso não só aumentará a eficiência do seu estudo como vai potencializar sua autoconfiança para as questões dos vestibulares.
  • Síndrome-do-não-compensa: Por fim, sempre evite o pensamento de "não compensa", como por exemplo: não compensa começar a ler esse livro agora, está tarde. Esse tipo de pensamento não potencializa seus estudos, apenas o degrada. Para aumentar a produtividade utilize bem o seu tempo destinado a estudar sem sacrificar tempo de descanso.

Saiba Mais!

Preencha o formulário para receber atualizações sobre o ENIAC NEWS

IMG_5437