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Por Eniac em Apr 20, 2024 9:00:00 AM | 5 min de leitura

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e está programado para fazer suas mudanças até 2024, de acordo com o cronograma do MEC, e essa mudança tem como objetivo tornar o ensino médio mais atrativo para os alunos.

Veja a seguir informações cruciais sobre o novo ensino médio e saiba sobre os principais desafios enfrentados e suas principais mudanças. 

Base nacional comum curricular

A base nacional comum curricular ou o BNCC é a junção de informações que servem para orientar na alteração ou elaboração dos currículos para as escolas públicas e privadas de todo o país terem como referência.

Nesta BNCC haverá as principais informações para os conhecimentos essenciais, as habilidades, competências e os meios de aprendizagens planejados para os jovens e crianças em todos os níveis da educação básica (ensino médio, educação infantil e ensino fundamental).

O principal objetivo da base nacional curricular é proporcionar uma ótima qualidade de ensino em todo o Brasil com uma referência única que é obrigatória para todos as escolas de ensino básico mas sempre respeitando a autonomia dada pela constituição.

Outro objetivo da BNCC é acabar com a desigualdade educacional que existe no Brasil, e a partir dela fazer com que todos possuam uma ótima qualidade de ensino.

E para que os direitos de aprendizagem sejam assegurados, a base possui competências, essas competências são a mobilização dos conhecimentos, atitudes, habilidades e valores do cotidiano que a partir delas você conseguirá resolver dificuldades do cotidiano, na área profissional e exercer cidadania.

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Quais são essas competências?

Aqui está uma lista com as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular:

  1. Conhecimento:

Busca utilizar e valorizar os conhecimentos historicamente formados do mundo físico, social e cultural para continuar aprendendo e entender e explicar a realidade para colaborar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

  1. Pensamento científico, crítico e criativo:

Busca exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade.

  1. Repertório cultural:

Busca  a valorização das diversas manifestações artísticas e culturais.

  1. Comunicação:

Almeja fazer a utilização de diversas linguagens.

  1. Cultura digital:

Procura compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

  1. Trabalho e projeto de vida:

Busca valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências.

  1. Argumentação:

Busca a valorização e apropriação de conhecimentos e experiências.

  1. Autoconhecimento e autocuidado:

Procura a compreensão na diversidade humana.

  1. Empatia e cooperação:

Almeja exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.

  1. Responsabilidade e cidadania:

Busca agir de forma pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Quais foram as principais mudanças do novo ensino médio ?

A implementação do novo ensino médio gerou algumas mudanças que você deve estar ciente, uma das principais mudanças foi o aumento da carga horária, antes da implementação a carga horária do aluno era de 2.400 horas e agora essa carga horária mudou para 3.000 horas para os 3 anos.

Foi feita uma divisão para essa carga horária sendo 1.800 horas são destinadas para as disciplinas e conteúdos obrigatórios para todos os alunos e 1.200 horas são destinadas para os alunos estudarem nos seus respectivos itinerários formativos.

Houve também uma divisão das disciplinas, agora elas são divididas por áreas de conhecimentos e são divididas em quatro áreas:

  • Ciências humanas;
  • Matemática;
  • Ciências da natureza;
  • Linguagens.

Essas quatro matérias ocupam 60% da grade curricular do aluno, já os 40% restantes ficam na conta dos itinerários formativos.

O que são itinerários formativos?

Os itinerários formativos são disciplinas que os próprios alunos podem escolher qual ele deseja se aprofundar, os cursos técnicos fazem parte desse modelo de itinerários formativos. 

As opções de disciplinas e cursos são divulgados e fornecidos pela própria escola, e um dos principais desafios causados pelo novo ensino médio é exatamente se vai ter disciplinas e vagas o suficiente para todos os alunos que desejam entrar no curso ou disciplina. 

Vai haver mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?

De acordo com o Ministério da Educação, o ENEM também deverá mudar e se adequar ao novo ensino médio até 2024 e esse tópico é um dos grandes desafios do novo ensino médio, porque muitos outros alunos que também fazem essa importante prova não passam pelo novo modelo de ensino.

Principais atrativos do novo ensino médio

O novo ensino médio traz uma pauta que é discutida a muito tempo no ramo da educação que é trazer mais espaços para o estudante ser o protagonista e participar ativamente do seu processo de aprendizado para que haja uma diminuição na evasão escolar entre os jovens.

Os itinerários informativos é um dos grandes atrativos do novo ensino médio para os estudantes, já que a escola dá autonomia ao estudante escolher o que ele deseja estudar mais, escolhendo assim o que ele quer para a sua vida profissional.

As disciplinas optativas que são aquelas matérias que os estudantes mais querem se aprofundar é um pontapé inicial para que ele procure mais conhecimento e saiba ter a consciência do que ele deseja para o próprio futuro.

A realidade das escolas públicas

A realidade das escolas públicas no nosso país é um dos principais desafios para o ensino médio, sabemos que as infraestruturas das escolas públicas brasileiras não são das melhores, e será que elas terão o suporte ideal para as mudanças desse novo modelo de ensino?

E então um dos principais pilares da aplicação do novo ensino médio caí por terra porque sem a infraestrutura necessária os alunos de escolas públicas continuaram sendo negligenciados e haverá o aumento da desigualdade entre os alunos de escolas públicas e privadas.

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