1.
Como faço para me inscrever no Prouni?
A inscrição no Prouni é feita diretamente no site do programa em > siteprouni.mec.gov.br Fique atento ao site para acompanhar as datas de inscrição e entrega de documentos de acordo com os prazos estipulados pelo MEC.
2.
Como faço para me inscrever no Fies?
A inscrição no Fies é feita diretamente no site do programa em > http://portalfies.mec.gov.br Fique atento ao site para acompanhar as datas de inscrição e entrega de documentos. Lembramos que caso tenha interesse de aderir ao Fies é necessário que seja aluno matriculado para que a coordenação possa aprovar a sua inscrição, então se tiver interesse de ingressar pelo programa deverá fazer sua matrícula como aluno pagante e após a aprovação e contratação do Fies com o banco os boletos serão atualizados com o percentual que for liberado pelo Fies.
3.
Sou Prouni, o pagamento do material didático é obrigatório?
O pagamento (mensal) do material didático é obrigatório, o mesmo é composto por seis parcelas por semestre, assim como a mensalidade. Conforme regras do benefício o Prouni não cobre valores relativos a material (Cláusula 4.4 do Manual do Bolsista Prouni), sendo este relativo ao acesso dos portais digitais, classroom, plataformas google for education, apostilas, entre outros.
4.
O Prouni nao permite mudança de presencial para EAD?
Não, mudança de modalidade é terminantemente proibido com a bolsa Prouni. O aluno pode mudar apenas de turno e curso desde que para área afim com a do curso de concessão.
5.
Como faço para renovar o CredEniac?
O CredEniac é renovado semestralmente por meio de assinatura da "Minuta", este termo é disponibilizado no atendimento ao aluno e o estudante é comunicado dessa disponibilidade por e-mail com os prazos e horários que deverá comparecer na IES.
6.
Posso assinar a lista de atualização do Prouni digitalmente?
Não, a assinatura do termo coletivo só pode ser feita pelo próprio aluno e de forma presencial.
7.
Ganhei bolsa neste semestre, preciso fazer a atualização da bolsa?
Não, apenas alunos que estão no segundo semestre de concessão participam da atualização semestral.
8.
Tenho Novo Fies e terminei o curso, o que fazer?
O novo fies não possui fase de carência, sendo assim, após a conclusão do curso, já começa de forma imediata os pagamentos dos semestres financiados. Caso tenha dúvidas relativas a esses pagamentos (amortização), basta falar diretamente com seu agente financeiro (banco)
9.
Já conclui meu curso com o Fies, como faço para iniciar os pagamentos?
Após a conclusão automática do financiamento, o sistema do Fies dá início a fase de carência (18 meses) e ao término desse período é iniciada de forma automática a fase de amortização (pagamentos), caso precise tratar de assuntos relativos aos pagamentos do período de amortização, você deverá falar diretamente com seu agente financeiro (banco).
10.
É possível alterar os dados do meu cadastro no sistema do Prouni?
Os dados cadastrais informados no sistema do Prouni durante o processo seletivo para obtenção da bolsa não são editáveis, caso o estudante precise fazer atualização dos dados, será necessário entrar em contato com o MEC, por meio de demanda online
link, para que assim seja verificada a possibilidade de alteração com órgão competente
11.
O meu Fies acabou, mas ainda tenho semestres a cursar, o que fazer?
Caso você tenha dilatações a serem requisitadas, basta solicitar o procedimento dentro do sistema do Fies e após a solicitação será necessário que faça a abertura de requerimento no Portal de Serviços > Requerimento > FIES (Solicitações), informe na justificativa que deseja validar dilatação e acompanhe o processo no portal. Observamos que este requerimento deve ser aberto no mesmo dia que a solicitação de dilatação no sistema do Fies.
12.
Como faço para incluir minha dependência no Prouni?
Conforme regras de inclusão pelo Prouni, durante a graduação os alunos podem comprar até 1 disciplina de DP com recursos da bolsa e após a conclusão é permitido a compra de até 6 disciplinas com recursos do benefício. Para requisição de dependência é necessário a abertura da solicitação no Portal de Serviços > Requerimento > PROUNI/FIES (inclusão de dependência), leia atentamente a descrição e os procedimentos da solicitação, pois neles é informado os valores para cada curso e disciplina, assim como o que deve ser informado no campo da justificativa
13.
Se minha renda ultrapassar o limite permitido pelo Prouni, minha bolsa é encerrada?
Sim, conforme regras do programa a renda permitida é de até um salário minimo e meio por pessoa do seu grupo familiar, para bolsa 100% e de 3 salários minimos para bolsa 50%.
14.
Perdi o prazo para inscrição de dependência, o que faço agora?
Os alunos financiados pelo antigo fies, que tem o financiamento ativo, possuem a possibilidade de incluir valores de dependência dentro do valor de aditamento semestral, para isso o aluno deve fazer o processo dentro do prazo de inscrição oficial que ocorre sempre no início de cada semestre. O processo é feito por meio de requerimento no Portal de Serviços > Requerimentos > PROUNI/FIES (inclusão de dependência), caso o prazo do requerimento tenha encerrado, é necessário aguardar até o próximo semestre para solicitar a inclusão. O prazo para 2º/2022 será de 04/07 até 29/07.
15.
Possuo o Antigo Fies, posso incluir DP no financiamento?
Caso seu financiamento esteja ativo, é possível sim, para isso é necessário que solicite no Portal de Serviços > Requerimento > PROUNI/FIES (inclusão de dependência), leia atentamente a descrição do requerimento para preencher a justificatia de forma correta, também informe qual o seu benefício (Fies ou Prouni), após confirmar é só acompanhar os passos no portal. Observamos que é permitida a inclusão de apenas 1 disciplina por semestre.
16.
Possuo o Novo Fies, posso incluir DP no financiamento?
Não, o Novo Fies não permite a inclusão de valores adicionais além da semestralidade regular do curso nos processos de aditamento, sendo assim os valores relativos a dependência devem ser custeados com recursos próprios do estudante.
17.
Passou o prazo final de aditamento, ainda consigo validar?
Sim, mesmo que o prazo final do MEC tenha finalizado o aluno ainda consegue realizar a validação do processo desde que este esteja com situação de "Pendente de validação", contudo se o aditamento for do tipo "Não Simplificado" e o estudante tenha perdido o prazo de ir ao banco, não será possível uma nova data para este processo e o aluno terá que arcar com os valores integrais do semestre com recursos próprios.