Direito, Home

Eniac
Por Eniac em Mar 30, 2023 12:00:00 AM | 6 min de leitura

O Direito engloba uma série de regras e princípios que regem as relações sociais e a conduta de uma pessoa dentro da sociedade. Essa área deve ser conceituada em todas as escalas sociais, pois todos estão submetidos à lei de onde vivem. Tudo isso é fundamental para a organização e bom funcionamento da coletividade.

Dentro de um país, o Poder Judiciário é o responsável por garantir o cumprimento das normas e também por resolver os conflitos que surgem entre as pessoas. Pensando nisso, entra o advogado como uma das principais peças dessa esfera, que irá trabalhar como uma ponte entre a população e aqueles que fiscalizam as leis.

Essa área é dinâmica e está sempre em avanço constante. Ela deve adaptar-se sempre às condições de existência da sociedade e como ela vai evoluindo ao longo do tempo. É uma ciência que busca garantir a justiça e equidade nas relações interpessoais ou institucionais,  já que é através das normas jurídicas que as pessoas são lembradas dos seus direitos e deveres.

 

Nova call to action

 

Como está o mercado de trabalho para Direito

A carreira de direito é uma das mais tradicionais e procuradas no Brasil. Entretanto, nos últimos anos, com o aumento das universidades, ocorreu um crescimento significativo no número de formados em direito no país, o que tem levantado o questionamento da saturação desses profissionais no mercado de trabalho.

Embora haja uma grande quantidade de bacharéis em direito no Brasil, isso não significa que a carreira esteja saturada. Existem diversas áreas do direito que estão em constante desenvolvimento e demandando cada vez mais profissionais com qualidades diferenciadas e que se destaquem no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que o direito não se restringe apenas à advocacia, como muitos pensam. Existem diversos outros setores em que os profissionais formados em direito podem atuar, como na magistratura, no Ministério Público, na defensoria pública, em empresas ou em órgãos públicos. 

Um fato é que, como qualquer outra profissão, o mercado de trabalho é concorrido. Logo, é importante que os profissionais estejam sempre atualizados e se disponham a criar uma carreira e um nome forte nos locais de atuação. Para assim, terem sucesso dentro dessa esfera de trabalho.

 

Quem se forma em Direito trabalha onde

Dentro da gama de caminhos que o direito oferece, quem segue essa profissão pode atuar em diversos locais. O que vai depender é a área que o profissional escolheu trabalhar. Geralmente, quando o estudante conclui sua graduação, ele inicia seu trabalho em escritórios de advocacia, trabalhando ou não como advogado.

Mas também, algumas empresas de pequeno ou grande porte contratam advogados para prestarem serviços jurídicos a esses locais. Eles podem resolver questões trabalhistas, contratos e demais processos.

Além do setor privado, eles podem trabalhar em instituições públicas. A seleção pode ser através de concursos ou por terceirização de serviço. Geralmente é considerado o melhor caminho nessa área.

Algumas instituições financeiras podem contar também com a prestação de serviços do bacharel em direito. Nesses locais, eles podem atuar em questões regulatórias e de compliance.

 

Principais áreas de atuação do Direito

 

Advocacia

O bacharel em Direito que trabalha no ramo da advocacia pode exercer diversas funções, que variam de acordo com o local de atuação ou com o cliente. Uma das principais atividades desempenhadas pelos advogados é a consultoria jurídica, que envolve prestar orientações para empresas e indivíduos em questões legais, elaborar pareceres e fornecer informações sobre a legislação aplicável.

Além disso, nessa área, a representação de clientes em processos judiciais e administrativos é um outro foco importante. Os advogados devem analisar as provas e fundamentos jurídicos envolvidos no caso, elaborar petições e recursos, fazer sustentações orais em audiências e sessões de julgamento, e acompanhar a execução de sentenças.

Direito Ambiental

Cada vez mais o meio ambiente está tomando destaque em todas as áreas, pois existe a extrema necessidade de preservação. Sendo assim, o profissional que trabalha nessa esfera possui um papel fundamental na defesa do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável. O advogado especializado em Direito Ambiental deve conhecer a fundo a legislação ambiental e seus mecanismos de proteção.

Entre as principais atividades desempenhadas pelo advogado ambientalista, destacam-se a elaboração de pareceres e a análise da legislação ambiental aplicável. Ademais,  o profissional pode atuar na negociação e elaboração de contratos de natureza ambiental, bem como em processos judiciais e administrativos envolvendo temas ambientais.

Setor Público

O advogado que atua na área de setor público deve ter um conhecimento  vasto sobre as leis e normas que regem a administração pública, bem como sobre a estrutura e o funcionamento do Estado. É importante ressaltar que, para atuar na área de setor público, o advogado deve ter conhecimento aprofundado de conceitos específicos , como Direito Administrativo, Constitucional e Tributário.

É de suma importância que ele esteja sempre a par das mudanças na legislação e nas políticas públicas, bem como nas discussões sobre o papel do Estado e suas responsabilidades perante a sociedade. O advogado pode atuar tanto na defesa dos interesses do Estado, quanto na fiscalização e controle das atividades estatais, visando a garantia do interesse público.

Perfil do profissional de Direito

Formar-se em Direito não é tão fácil. São necessárias ter e desenvolver algumas habilidades e características para ter êxito tanto na formação quanto na profissão e no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a partir do momento de escolha do curso até o fim da profissão é importante o profissional ter uma boa capacidade de leitura, interpretação e análise crítica de textos conceituais e também documentos jurídicos.

Cabe ao advogado ter uma boa habilidade de persuasão e argumentação, que pode ser desenvolvida ao longo da graduação ou ser uma característica já da pessoa. Isso deve constar tanto na oralidade quanto na escrita.

Também é importante ter uma boa capacidade de comunicação interpessoal, que o ajudará em todas as esferas de atuação. Essa característica também ajuda para ter uma boa atuação ao trabalhar com uma equipe.

Outra habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do tempo é a visão crítica e reflexiva sobre o papel do Direito na sociedade e sua relação com a política, economia e cultura.

Dessa forma, graduar-se em Direito  é uma excelente opção para quem é uma pessoa que gosta de lidar com problemas e solucioná-los. O curso de Direito da Eniac prepara o estudante da melhor forma para a sua vida profissional.

Com uma formação voltada para ensinar com excelência e fazer o aluno se tornar um destaque na área de escolha, a Eniac possui uma equipe de professores extremamente capacitados e toda uma estrutura física e virtual que colaboram para uma formação de sucesso.

Veja também:

 

Direito Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como funciona o reforço pós-aula do Colégio Eniac

Sabemos que a prioridade dos pais é proporcionar uma educação melhor para o filho, para que eles possuam um futuro ...
4 min de leitura

Principais desafios do novo ensino médio

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e está programado para fazer suas mudanças até 2024, de acordo com o ...
5 min de leitura

Curso de Nutrição: duração, grade curricular e mais!

No universo da saúde e bem-estar, uma peça-chave que ganha destaque é o profissional de nutrição.
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Direito Ver mais conteúdossobre Home