Enfermagem, Home

Eniac
Por Eniac em Feb 12, 2023 12:00:00 AM | 7 min de leitura

A carreira em enfermagem envolve o cuidado e assistência a pacientes em diversas situações de saúde. Os enfermeiros são profissionais de saúde que trabalham em hospitais, clínicas, consultórios médicos, empresas e em outros ambientes de saúde. Dessa forma, trabalham sob supervisão médica e são responsáveis por realizar procedimentos médicos, administrar medicamentos, monitorar sinais vitais, fornecer orientações e cuidados a pacientes e suas famílias. 

Assim, para se tornar um enfermeiro, é necessário obter um diploma de bacharelado em enfermagem e passar no exame de certificação nacional. Existem diversas áreas de especialização na enfermagem, como enfermagem pediátrica, enfermagem psiquiátrica, entre outras.

Inscreva-se


O que faz um Enfermeiro

Os enfermeiros trabalham para garantir que os pacientes recebam os cuidados de saúde necessários para cada condição que o paciente apresenta. Assim, tais profissionais da saúde são responsáveis por uma variedade de tarefas, incluindo:

  • Administrar medicamentos e tratamentos prescritos por médicos.
  • Monitorar os sinais vitais dos pacientes, como pressão arterial, frequência cardíaca e respiração.
  • Fornecer cuidados básicos de enfermagem, como curativos e banhos.
  • Ajudar os pacientes a se recuperarem de doenças ou lesões.
  • Fornecer orientações e suporte emocional aos pacientes e suas famílias.
  • Trabalhar com outros profissionais de saúde para garantir que os pacientes recebam os cuidados de que precisam.
  • Participar de reuniões de equipe e discutir casos de pacientes com colegas.
  • Manter registros precisos e completos dos cuidados prestados aos pacientes.

Os enfermeiros também podem ocupar cargos em diferentes áreas da saúde, como cuidados intensivos, pediatria, saúde mental, saúde pública e cuidados a pacientes crônicos. Além de poder se especializar em áreas como enfermagem oncológica, enfermagem cardíaca ou enfermagem de emergência.

Quais são as áreas de atuação de um Enfermeiro 

Existem várias áreas de atuação para um enfermeiro, cada uma com suas próprias necessidades e desafios únicos. Algumas das áreas mais comuns, são:

Enfermagem hospitalar

Os enfermeiros que trabalham em hospitais podem atuar em várias áreas, incluindo UTI, cuidados intensivos, emergência, pediatria, oncologia, entre outras. Eles são responsáveis por fornecer cuidados médicos diretos aos pacientes, incluindo administração de medicamentos, monitoramento de sinais vitais e curativos.

Enfermagem comunitária

Os profissionais de enfermagem comunitária trabalham para melhorar a saúde geral de uma comunidade. Assim, podem realizar visitas domiciliares, fornecer orientações sobre saúde, prevenção de doenças e programas de vacinação e trabalhar em programas de saúde pública para identificar e tratar problemas de saúde na comunidade.

Enfermagem em saúde mental

São profissionais que trabalham com pacientes que têm problemas mentais ou emocionais, como depressão, ansiedade, transtornos de personalidade, esquizofrenia, entre outros. Dessa forma,  trabalham em clínicas, hospitais psiquiátricos ou consultórios privados, e podem realizar terapia, administrar medicamentos e fornecer orientação aos pacientes e suas famílias.

Enfermagem em saúde do idoso

São especializados em cuidar de pacientes idosos, podendo trabalhar em hospitais, clínicas geriátricas, lares de idosos e outras instalações de saúde para idosos. Então, auxiliam os pacientes com atividades diárias, administração de medicamentos, monitoramento de condições de saúde e prevenção de quedas e outros problemas de saúde comuns entre os idosos.

Enfermagem pediátrica

Os enfermeiros pediátricos trabalham com o público de crianças e adolescentes. Assim, desenvolve suas atividades profissionais em hospitais, clínicas pediátricas ou consultórios, e podem ajudar os pacientes com problemas de saúde, administração de medicamentos, aferição dos sinais vitais, vacinação e orientação sobre saúde e desenvolvimento.

Enfermagem no trabalho

Responsável por garantir a saúde e segurança dos funcionários de uma empresa, realizando exames de saúde, orientação e prevenção de doenças ocupacionais.  

Essas são apenas algumas das áreas de atuação mais comuns para os enfermeiros. Além dessas áreas, os enfermeiros também podem se especializar em áreas como enfermagem oncológica, enfermagem cardíaca, enfermagem de emergência, entre outras. Alguns enfermeiros também escolhem seguir carreiras acadêmicas ou de pesquisa, trabalhando como professores ou pesquisadores em universidades ou instituições de saúde.

Em geral, a escolha de uma área de atuação depende dos interesses e habilidades de cada enfermeiro, bem como das necessidades e oportunidades disponíveis na comunidade. 

Design sem nome - 2023-10-20T220006.973

Quando ganha um Enfermeiro no Brasil

O salário de um enfermeiro no Brasil varia dependendo de fatores como localização, experiência e área de atuação. De acordo com os dados do salário. com.br, o salário médio de um enfermeiro no Brasil é de cerca de R$ 3.686,32. No entanto, este valor pode variar, dependendo do local de trabalho e da área de atuação, isto é, enfermeiros que trabalham em hospitais ou clínicas, geralmente, ganham mais do que aqueles que trabalham em consultórios médicos ou empresas.

Além disso, enfermeiros com mais experiência e que possuem especializações podem ganhar mais do que aqueles que são recém-formados ou não possuem especializações. Também, os salários tendem a ser mais elevados em áreas urbanas e regiões mais desenvolvidas do país, em comparação com áreas rurais ou menos desenvolvidas.

Mercado de trabalho para o Enfermeiro

O mercado de trabalho para enfermeiros é bastante amplo e oferece várias oportunidades de carreira em variados setores, como:

Hospitais

O profissional enfermeiro é responsável por coordenar equipes de plantão, também atuam nos cuidados dos pacientes, como troca de curativos, administração dos medicamentos adequados sempre que necessário. Além disso, podem trabalhar com toda a parte administrativa, isto é, realizar os cadastros dos pacientes internados, evoluir em sistema os sinais vitais coletados e o quadro clínico como um todo, entre outras atividades operacionais.

Saúde pública

São enfermeiros que podem trabalhar para órgãos governamentais ou organizações não-governamentais para melhorar a saúde geral da comunidade, podendo realizar visitas domiciliares, fornecer orientações sobre saúde, prevenção de doenças e programas de vacinação.

Empresas

Os enfermeiros atuam em empresas para garantir a saúde e segurança dos funcionários, realizando exames de saúde úteis para os trabalhadores, orientação e prevenção de doenças ocupacionais, entre outras possíveis funções.

Ensino e pesquisa

Existem os profissionais da enfermagem que escolhem atuar na área acadêmica como professores ou pesquisadores em universidades ou instituições de saúde, contribuindo para o desenvolvimento da enfermagem e para o avanço da ciência da saúde.

Atuação independente

Alguns enfermeiros podem optar por trabalhar de forma autônoma, prestando serviços de enfermagem em consultórios particulares, domicílios, entre outros.

Logo, são algumas das principais oportunidades de carreira para os enfermeiros, mas existem muitas outras possibilidades, dependendo da formação, experiência e interesses de cada profissional.

Veja também:

Enfermagem Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como funciona o reforço pós-aula do Colégio Eniac

Sabemos que a prioridade dos pais é proporcionar uma educação melhor para o filho, para que eles possuam um futuro ...
4 min de leitura

Principais desafios do novo ensino médio

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e está programado para fazer suas mudanças até 2024, de acordo com o ...
5 min de leitura

Curso de Nutrição: duração, grade curricular e mais!

No universo da saúde e bem-estar, uma peça-chave que ganha destaque é o profissional de nutrição.
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Enfermagem Ver mais conteúdossobre Home