enem, Home, Fies

Eniac
Por Eniac em Apr 3, 2023 12:00:00 AM | 11 min de leitura

Bem-vindos ao nosso artigo sobre o Financiamento Estudantil (FIES)! O FIES é um programa governamental que oferece financiamento a estudantes de baixa renda para que possam continuar seus estudos. Aqui, você vai descobrir quais são as melhores alternativas de financiamento disponíveis e como se inscrever no FIES.

No artigo, vamos abordar vários tópicos, desde o que é o FIES, quais são os requisitos para se inscrever, quais são os documentos necessários e quais são as vantagens do financiamento. Além disso, vamos analisar algumas alternativas de financiamento e explicar como você pode se inscrever no FIES. Fique conosco e descubra tudo sobre o FIES!

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa de financiamento criado pelo Governo Federal brasileiro para oferecer aos estudantes brasileiros a oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos em cursos superiores de instituições nacionais. 

Através do programa, o Governo Federal concede financiamento aos estudantes de baixa renda para cursos de graduação em universidades e faculdades públicas ou privadas. O objetivo é aumentar a participação de estudantes de baixa renda nas escolas superiores e ajudar a reduzir as desigualdades na educação superior. 

Como o financiamento do FIES funciona?


O financiamento FIES funciona de forma semelhante aos financiamentos bancários. O estudante recebe um financiamento para pagar as mensalidades do curso superior e, após se formar, deve devolver o financiamento, com juros. Os juros são corrigidos de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). 

Quem pode solicitar financiamento FIES?


Qualquer estudante brasileiro que atenda a todos os requisitos acima pode se inscrever para o financiamento FIES. Porém, existem algumas modalidades específicas para profissionais que já tenham concluído o ensino médio e estejam trabalhando ou desejem retornar à educação superior. Essas modalidades, que podem oferecer financiamento até mesmo sem a necessidade de um financiamento bancário, são: 

  • Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); 
  • Programa de Apoio ao Estudante de Escola Técnica (Proeja); 
  • Programa de Financiamento Estudantil ao Profissional Manaus (FIP Manaus). 

O FIES é um programa essencial para aumentar a participação de jovens de baixa renda na educação superior. Portanto, se você se encaixa nos critérios exigidos, sugerimos que você preencha o formulário de inscrição e se inscreva nos programas oferecidos pelo Governo Federal.

Inscrição FIES?


O FIES é destinado a estudantes brasileiros que tenham concluído o ensino médio até 2018 e que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades. 

Para se inscrever, é necessário comprovar que a renda familiar per capita não exceda R$ 1.903,98. Além disso, é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada até a edição de 2019.

Quais os benefícios de se inscrever no FIES?

Com o FIES, é possível obter financiamento para cursos de graduação presenciais em instituições de ensino superior, como universidades estaduais, federais e particulares. Além disso, os estudantes que se inscrevem no FIES não precisam arcar com juros durante a graduação.

O FIES também permite que os estudantes façam a quitação da sua dívida em até 240 parcelas, após o término do curso. Assim, é possível aumentar o período de carência para o início do pagamento, caso o estudante não consiga se inserir no mercado de trabalho logo após a graduação.

Design sem nome - 2023-10-20T214437.080

Como se inscrever no FIES?

Para se inscrever no FIES, é necessário realizar um pré-cadastro no site do programa. Nesse cadastro, é necessário informar os dados básicos e os dados acadêmicos, além de fornecer a nota de corte do curso desejado. 

Após a realização do cadastro, é preciso encaminhar os documentos necessários para a instituição de ensino superior, como histórico escolar, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

O FIES oferece a oportunidade de cursar graduação com financiamento facilitado e a possibilidade de quitar a dívida em até 240 meses. Se você se enquadra nos pré-requisitos do programa, não perca a chance de se inscrever no FIES.

Quais são os requisitos para se inscrever no FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa federal destinado a financiar a educação superior de estudantes com baixa renda. É administrado pelo Ministério da Educação. O FIES oferece condições especiais para que os estudantes possam pagar as mensalidades de suas faculdades.

Para se inscrever no FIES, os estudantes devem atender alguns requisitos. Esses requisitos são:

Renda familiar mensal de até 3 salários mínimos

O FIES é destinado a estudantes de baixa renda, portanto, é necessário que a renda familiar mensal seja de até 3 salários mínimos. Além disso, esse limite pode variar de acordo com a cidade de residência do estudante.

Ter cursado o Ensino Médio em escola pública

O estudante deve ter cursado, integralmente, o Ensino Médio em escola pública. Ou seja, se o estudante fez parte do Ensino Médio em escola particular, ele não poderá se inscrever no FIES.

Ter feito o Enem nos últimos dois anos

É necessário que o estudante tenha feito, pelo menos, uma vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos. Além disso, é necessário que a nota do Enem seja igual ou superior a 450 pontos.

 

Nível de comprometimento da renda familiar com a educação abaixo de 51%

O estudante deve comprovar que o nível de comprometimento da renda familiar com a educação está abaixo de 51%. Esse limite de comprometimento é calculado pela soma da arrecadação de mensalidades de todos os estudantes da família.

Além disso, existem outros requisitos que os candidatos precisam estar aptos, eles são:

  • Ser brasileiro; 
  • Possuir renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa; 
  • Ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido nota acima de 450 pontos; 
  • Não ter zerado a redação da prova do ENEM;
  • Não ter sido aprovado em curso superior no mesmo ano em que se inscrever no FIES;
  • Não ter diploma de curso superior em qualquer área. 

O que é necessário para se inscrever no FIES?


O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um sistema de financiamento estudantil criado pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil. Ele oferece oportunidades de financiamento para estudantes que desejam cursar graduação em instituições de ensino superior.

Existem alguns requisitos importantes para se inscrever no FIES:

Requisitos gerais

  • Ter idade entre 18 e 40 anos;
  • Ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido notas acima da média;
  • Não ter sido aprovado em nenhum programa de financiamento anterior;
  • Não ter contas atrasadas com o SISTEMA UNIFESP;
  • Possui renda familiar baixa.

Inscrever-se em qualquer instituição educacional exige a apresentação e/ou envio de certos documentos. A natureza exata desses documentos pode variar em função do tipo de programa, do nível de educação ou de outras particularidades. Entretanto, existem alguns documentos básicos que todos os candidatos à inscrição devem preparar. 

Documentos Comuns

A maioria das instituições educacionais exigirá dos candidatos à inscrição os seguintes documentos:

  • Cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio, diploma de graduação e/ou diploma de pós-graduação;
  • Provas de testes padronizados, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou o Exame de Admissão à Faculdade (ENADE), se aplicável;
  • Certificados de cursos, workshops ou treinamentos que o candidato possa ter realizado;
  • Comprovantes de endereço e de identidade;
  • Curriculum Vitae (CV) atualizado;
  • Cartas de recomendação, em alguns casos;
  • Histórico escolar completo ou o mais recente possível;
  • Carta de motivação.

Documentos Específicos

Além destes documentos básicos, algumas instituições exigirão documentos específicos:

  • Certificado de título de eleitor, para inscrição em programas de doutorado;
  • Certificado de vínculo militar, para candidatos ao ensino militar;
  • Atestado médico, em alguns casos para o ensino militar ou para o ensino profissional;
  • Certificados de proficiência em línguas estrangeiras;
  • Contrato de trabalho, para programas de ensino à distância;
  • Cartões de vacinação, para programas de ensino à distância.

Como regra geral, é importante certificar-se de que todos os documentos exigidos sejam enviados para a instituição educacional antes da data limite de inscrição. É também crucial certificar-se de que os documentos enviados sejam legíveis e completos.

Procedimento de inscrição

Após reunir todos os documentos necessários, o candidato deve acessar o site do FIES, preencher o formulário de inscrição e enviar os documentos exigidos.

É importante lembrar que os formulários de inscrição têm validades limitadas, portanto, é importante enviar todos os documentos necessários no prazo indicado.

Uma vez que todos os documentos e formulários tenham sido recebidos e verificados, o MEC emitirá uma nota de aprovação para o candidato. Depois disso, o candidato poderá iniciar o processo de financiamento para o seu curso.

Quais são as vantagens do FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa de financiamento oferecido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para estudantes brasileiros que desejam iniciar ou concluir seus estudos universitários. O FIES oferece uma variedade de vantagens úteis para ajudar os estudantes a alcançar seus objetivos acadêmicos.

Principais vantagens do FIES

  • Taxas de juros: O FIES oferece uma taxa de juros de 0,5% ao ano, o que é muito menor do que o mercado financeiro.
  • Flexibilidade: O Programa FIES não exige nenhuma garantia ou colateral para o financiamento, o que o torna mais fácil de acessar para muitos estudantes.
  • Estímulo à educação: O FIES é projetado para ajudar os estudantes a completar seus estudos universitários, fornecendo-lhes os recursos financeiros necessários para fazê-lo.
  • Assistência financeira: O financiamento fornecido pelo FIES ajuda a aliviar o fardo financeiro que muitos estudantes enfrentam durante seus estudos universitários.
  • Vantagens fiscais: O FIES oferece isenção de impostos para todas as parcelas pagas pelo programa.
  • Prazo de reembolso: O FIES oferece um prazo de reembolso de até 10 anos, o que permite que os estudantes considerem as finanças de longo prazo durante seus estudos.

O FIES é um programa de financiamento que oferece uma ampla gama de vantagens aos estudantes brasileiros. A flexibilidade, a assistência financeira, as taxas de juros baixas, as vantagens fiscais e os prazos de reembolso oferecidos pelo FIES tornam-no uma ótima opção para estudantes que estão considerando cursar uma graduação universitária.

Alternativas ao FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma modalidade de empréstimo com juros subsidiados, destinado a estudantes brasileiros matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior autorizadas pelo Ministério da Educação. Embora seja uma ótima opção para muitos estudantes, pode não ser a melhor escolha para todos. Existem várias alternativas ao FIES que os estudantes podem considerar.

Programa de Financiamento Estudantil

O Programa de Financiamento Estudantil (PFE) é um programa de financiamento do governo federal que oferece financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de ensino superior. O financiamento é concedido diretamente ao estudante, sem necessidade de um fiador e sem taxas de juros. Os estudantes precisam apenas preencher um formulário de solicitação de financiamento e passar por uma análise de crédito para ter acesso aos fundos.

Programa de Bolsas de Estudos

O Programa de Bolsas de Estudo (PBE) oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda que desejam se matricular em cursos de graduação em instituições de ensino superior. As bolsas podem cobrir todas as despesas, incluindo matrícula, livros, material didático, alimentação e transporte. O programa também oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda que desejam se matricular em cursos de pós-graduação e mestrado.

Bancos de Desenvolvimento

Os bancos de desenvolvimento oferecem financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de ensino superior. O financiamento é concedido diretamente ao estudante, sem necessidade de um fiador e com taxas de juros subsidiadas. Existem vários bancos de desenvolvimento disponíveis, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil.

No final, o FIES oferece uma ótima oportunidade para estudantes que desejam garantir seu financiamento para prosseguir com seus estudos. Por meio deste artigo, você aprendeu tudo sobre o FIES, incluindo quem pode se inscrever, os requisitos necessários, os documentos necessários e como se inscrever. Além disso, você também aprendeu sobre as vantagens do FIES e quais são as melhores alternativas para financiar seus estudos. Portanto, se você deseja garantir o financiamento para seus estudos, o FIES pode ser uma ótima opção.

enem Home Fies

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Como funciona o reforço pós-aula do Colégio Eniac

Sabemos que a prioridade dos pais é proporcionar uma educação melhor para o filho, para que eles possuam um futuro ...
4 min de leitura

Principais desafios do novo ensino médio

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e está programado para fazer suas mudanças até 2024, de acordo com o ...
5 min de leitura

Curso de Nutrição: duração, grade curricular e mais!

No universo da saúde e bem-estar, uma peça-chave que ganha destaque é o profissional de nutrição.
5 min de leitura
Ver mais conteúdossobre enem Ver mais conteúdossobre Home Ver mais conteúdossobre Fies